UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA DA UNIDADE AFETIVO-COGNITIVA DA ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Autores/as

  • Mariana de Cássia Assumpção UFG
  • Thiago Xavier de Abreu Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13145

Palabras clave:

Unidade afetivo-cognitiva, Pedagogia histórico-crítica, György Lukács, Educação escolar, Educação musical

Resumen

Este artículo aborda la unidad afectivo-cognitiva presente en el arte como componente curricular de la educación escolar. La heterogeneidad de la vida cotidiana en la sociedad capitalista acentúa una concepción dicotómica entre razón y emoción, atribuyendo, en sentido común, los elementos racionales como pertenecientes únicamente a la ciencia y los elementos afectivos únicamente al arte. Frente a tales perspectivas, entendemos el arte y la ciencia como esferas superiores de objetivación que reflejan, cada una a su manera, la realidad objetiva y proporcionan una síntesis entre la razón y la emoción fundamental para el proceso de formación de los individuos. Así, nos basamos en los escritos estéticos de György Lukács y en la pedagogía histórico-crítica, en una investigación de carácter teórico-bibliográfico, observando el origen y desarrollo de los reflejos artísticos y científicos a partir de un análisis dialéctico entre la razón y la emoción, tomando la música como modalidad artística que resalta esta dialéctica entre lo racional y lo emocional. Finalmente, abogamos por una formación omnilateral de la individualidad, racional y afectivamente orientada a la superación de los límites de la vida cotidiana en el capitalismo, enfatizando la importancia de la transmisión de contenidos artísticos en la educación escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mariana de Cássia Assumpção, UFG

Graduada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus de Araraquara. Trabalhou como professora na rede Estadual de São Paulo e na rede municipal de Araraquara. Atualmente é professora da Universidade Federal de Goiás, lotada no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicados à Educação (CEPAE) Membro do grupo de Estudos Marxistas em Educação. Seus interesses de pesquisa concentram-se na área de fundamentos da educação com ênfase na psicologia histórico-cultural e a pedagogia histórico-crítica. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3557-8852

Thiago Xavier de Abreu, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG

Thiago Xavier de Abreu atua como músico desde 2001 e como educador musical desde 2004, tendo estudado, neste período, no Conservatório Musical Villa-Lobos, em São José dos Campos/SP. Em 2011 concluiu o curso de graduação Licenciatura em Artes - Música na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Em 2014, obteve o título de Mestre em Música pelo Instituto de Artes da UNESP (Universidade Estadual Paulista) com um estudo sobre as ideias pedagógicas de Murray Schafer, sob orientação de Marisa Fonterrada. Em 2018 torna-se Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara (FCLAr/UNESP), defendendo sua Tese sobre a educação musical escolar na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, sendo orientado por Newton Duarte. Desde o início de sua trajetória profissional, Thiago vem atuando como professor em instituições de educação infantil, ensino fundamental e ensino superior, além de seguir com sua carreira artística como instrumentista, compositor e produtor em diversos conjuntos musicais, com destaque para a Skafandros Orkestra. Atualmente é professor no curso de Licenciatura em Música da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR), onde leciona prioritariamente a disciplina de Estágio Supervisionado I. É integrante do grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação, da FCLAr/UNESP, no qual desenvolve pesquisas no campo da Educação Musical Escolar, estudando as Teorias Pedagógicas com ênfase nos Processos de Ensino-Aprendizagem e na Filosofia da Educação.

Citas

DUARTE, Newton. A Individualidade Para-Si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 3ª ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2013.

DUARTE, Newton. Os conteúdos escolares e a ressureição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.

ENGELS, Friedrich. O papel do trabalho na evolução do homem. Brasília: Kiron, 2012.

FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. São Paulo: Círculo do Livro, 1959.

FONTERRADA, Marisa T. de Oliveira. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: Editora UNESP, 2008.

GOMES, Cláudia Aparecida Valderramas. A relação sujeito-objeto e a unidade afetivo-cognitiva: contribuições para a Psicologia e para a Educação. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. v. 18, n.1, jan/abril 2014: 161-168.

HELLER, Agnes. Sociología de la vida cotidiana. Barcelona: Península, 1977.

JAEGER, Werner W. Paideia: a formação do homem grego. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

KIRALYFALVI, Bela. Lukács's Views on Artistic Freedom. In: Leonardo, vol.16, n.2. spring, 1983, pp. 124-126.

KOFLER, Leo; ABENDROTH, Wolfgang; HOLZ, Hans Heinz. Conversando com Lukács. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

LEITE, Hilusca Alves; SILVA, Renata da; TULESKI, Silvana Calvo. A emoção como função superior. Interfaces da Educação, Paranaíba, v.3, n.7, p.37-48, 2013.

LUKÁCS, Georg. Estetica I: La peculiaridad de lo estetico. v. 1. Cuestiones previas y de princípio. Barcelona: Grijalbo, 1966.

LUKÁCS, Georg. Estetica I: La peculiaridad de lo estetico. v. 4. Categorías básicas de lo estético. Barcelona: Grijalbo, 1967.

LUKÁCS, György. Introdução a uma estética marxista. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

LUKÁCS, György. O jovem Marx e outros escritos de filosofia. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.

MACHADO, Letícia Vier; FACCI, Marilda Gonçalves Dias; BARROCO, Sonia Mari Shima. Teoria das emoções em Vigotski. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 16, n. 4, p. 647-657, out./dez. 2011.

MÁRKUS, György. Marxismo e antropologia: o conceito de “essência humana” na filosofia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

MARTINS, Lígia Márcia. A natureza histórico-social da personalidade. Cadernos Cedes, Campinas, v. 24, n. 62, p. 82-99, abril, 2004.

MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MARTINS, Lígia Márcia; CARVALHO, Bruna. A atividade humana como unidade afetivo-cognitiva: um enfoque histórico-cultural. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 21, n. 4, p. 699-710, out./dez. 2016.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. Tradução: Reginaldo Sant’Anna. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MONTEIRO, Patricia Verlingue Ramires; ROSSLER, João Henrique. A unidade afetivo-cognitiva: aspectos conceituais e metodológicos a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia Revista, São Paulo, volume 29, n. 2, 310-334, 2020.

PAULO NETTO, José; BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo: Cortez, 2012.

PAYNTER, John. Making progress with composing. British Journal of Music Education. V. 17, Issue 01, 5 – 31, mar. 2000.

PAYNTER, John. Music in the school curriculum: why bother?. British Journal of Music Education. V. 19, Issue 03, 215 – 226, nov. 2002.

SACCOMANI, Maria Cláudia da Silva. A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georg Lukács e Lev Vigotski. Campinas: Autores Associados, 2016.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. 1. reimpr. Campinas: Autores Associados, 2012.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 43 ed. ver. Campinas: Autores Associados, 2018.

SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Editora UNESP, 1991.

TEIXEIRA, Anísio. A pedagogia de Dewey. In: WESTBROOK, Robert B.; TEIXEIRA, Anísio; ROMÃO, José Eustáquio; RODRIGUES, Verone Lane (org.). John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).

Publicado

2021-08-05

Cómo citar

Assumpção, M. de C., & Xavier de Abreu, T. (2021). UMA ANÁLISE HISTÓRICO-CRÍTICA DA UNIDADE AFETIVO-COGNITIVA DA ARTE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Momento - Diálogos Em Educação, 30(01). https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13145