EL BIENESTAR DEL COORDINADOR PEDAGÓGICO EN BRASIL - UN ANÁLISIS TEMÁTICO DE LAS TESIS PRODUCIDAS EN EL PERÍODO DE 2009 A 2019

uma análise temática das teses produzidas no período de 2009 a 2019

Autores/as

  • Michele Serafim dos Santos Universidade Católica Bom Bosco
  • Flavinês Rebolo UCDB

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.12732

Palabras clave:

Estado do Conhecimento. Coordenador Pedagógico. Bem-Estar. Educação Básica

Resumen

Este artículo presenta los resultados de una investigación del tipo Estado del Conocimiento, realizada con el objetivo de mapear y analizar las producciones científicas sobre el coordinador pedagógico en Brasil. Los textos analizados son tesis ubicadas en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD/Ibict) y en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación para el Perfeccionamiento de Profesores de Educación Superior (CTD/CAPES). Para acceder a los textos utilizamos la herramienta de búsqueda electrónica con las palabras clave "coordinador pedagógico" y "coordinación pedagógica", utilizando como filtro el marco temporal de 2009 a 2019. Se encontraron 255 tesis, de las cuales 25 fueron seleccionadas para el análisis de los resúmenes, solo aquellas que se centraron en el rol del coordinador pedagógico en las etapas de Educación Primaria y Secundaria en Educación Básica. Los análisis muestran que la mayoría de las tesis encontradas para las palabras claves "coordinador pedagógico" y "coordinación pedagógica" enfatizan su proceso formativo. En cuanto al tema “Bienestar de los coordinadores pedagógicos”, concluimos que es un tema que aún no ha sido discutido en la academia, ya que no se ha encontrado trabajo sobre la temática. Entendemos, a través de este Estado del Conocimiento, haber encontrado un campo propicio para nuevas investigaciones.

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Biografía del autor/a

Michele Serafim dos Santos, Universidade Católica Bom Bosco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB (2019-2022). Mestra em Letras/Ensino de Linguagens/UEMS, Especialista em Ed. Especial e Planejamento Educacional, graduada em letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação, Trabalho e Bem-Estar Docente (GEBEM). Professora Efetiva da Rede Estadual e Municipal em Jardim/MS. Vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Jardim/MS (2019-2020). Membro da Comissão de Monitoramento do Plano Municipal de Educação (2017 a 2020). Membro da Comissão da Valorização do Magistério de Jardim/MS (2020). Assessora pedagógica na Semed de Jardim/MS em 2020. Professora formadora da CRE7 e Formadora Regional da BNCC/CRE7 (2019). Professora formadora da CFOR/Coordenadoria de Formação da SED/MS (2018/2019). Formadora Regional do Pnaic 2017/2018. Supervisora de Gestão Escolar da CRE7/SED/MS (fev/2017 a fev/2018) em Jardim/MS. Coordenadora Pedagógica/SED (2013 a 2016), Coordenadora do curso a distância Gestão em Serviços Públicos da Rede ETEC Brasil (2010-2015). Professora da UEMS (2010/2011), Formadora do programa Gestar do Ministério da Educação e Cultura (2008-2009), Coordenadora da REME (2012 e 2016), Professora da STE/SED (2007 a 2010) e Professora do Cursinho Preparatório SED/MS (2008 a 2013).

Flavinês Rebolo, UCDB

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo / USP (2005), Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo / USP (1999) e Graduada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração / USC (1981). Foi professora da Universidade de Sorocaba / UNISO (2000-2009). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Católica Dom Bosco / UCDB, em Campo Grande, MS. Desenvolve pesquisas na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores e práticas docentes, trabalho docente, bem-estar e mal-estar docente, qualidade de vida no trabalho de professor, histórias de vida na pesquisa qualitativa. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação, Trabalho e Bem-Estar Docente/GEBEM (CNPq).

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Publicado

2021-11-19

Cómo citar

Santos, M. S. dos ., & Rebolo, F. . (2021). EL BIENESTAR DEL COORDINADOR PEDAGÓGICO EN BRASIL - UN ANÁLISIS TEMÁTICO DE LAS TESIS PRODUCIDAS EN EL PERÍODO DE 2009 A 2019: uma análise temática das teses produzidas no período de 2009 a 2019. Momento - Diálogos Em Educação, 30(02), 280–299. https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.12732

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