A leitura de histórias na infância: estudo da interação mãe-criança a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista
Keywords:
Letramento infantil. Interação mãe-criança. Abordagem sociocultural construtivistaAbstract
Na abordagem sociocultural construtivista do desenvolvimento humano, a criança constrói meios de ação com familiares significativos e membros da comunidade que desempenham papéis de agentes de socialização, provendo meios para o aprendizado através das suas interações e das zonas de atividade proporcionadas por estes. Os conhecimentos das funções e usos da linguagem escrita e a formação de atitudes sobre sua utilidade são co-construídos primariamente a partir das experiências com a leitura e escrita em casa e na comunidade. Dentre esses agentes de socialização, consideramos as mães adultos significativos importantes no processo de co-construção da linguagem escrita na infância. O objetivo deste trabalho foi investigar a importância das interações da díade (mãe-criança) durante sessões estruturadas de leitura de histórias infantis. As sessões foram padronizadas em tipos de participação convencionalizadas, mas ao mesmo tempo, dinâmicas, uma vez que cada díade mostrou-se única em sua forma de interagir.Downloads
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2014-01-04
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Leão, D. M. M. (2014). A leitura de histórias na infância: estudo da interação mãe-criança a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista. Momento - Diálogos Em Educação, 21(2), 49–64. Retrieved from https://furg.emnuvens.com.br/momento/article/view/3272
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