A DIFUSÃO DAS BOAS MANEIRAS UNIVERSAIS POR MEIO DOS MANUAIS DO PABAEE-INEP

Authors

  • Márcia Santos Prefeitura Municipal de Florianópolis
  • Susane Waschinevski Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13410

Keywords:

Formação Docente, Escolarização, Manuais PABAEE-INEP, Boas maneiras

Abstract

This article proposes to dialogue about the dissemination of politeness through reading and teaching manuals, especially in the manuals of the Guidance Library Collection of the primary teacher of the Brazilian-American Assistance Program for Elementary Education (PABAEE-INEP), between the years 1956-1964. In order to reflect on such readings inserted as mechanisms for the circulation and dissemination of the desired good manners for the constitution of a modern society, we sought to glimpse interfaces between the manuals of the aforementioned Collection and the manuals of good manners of North American authorship, marketed in Brazil in the same period, with a view to showing how schooling is inscribed in certain projects of societies and their civilizing process. This study sought to dialogue with research in the field of History of Education, in particular, schooling interviewed by the relationships between training materials produced inside and outside the school environment.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Márcia Santos, Prefeitura Municipal de Florianópolis

Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/2019), com área de concentração em História do Tempo Presente, na linha de pesquisa Políticas de memória e narrativas históricas. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação (UDESC/2015) e possui Bacharelado e Licenciatura em História (UDESC/2003). É membro da Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH). Participante do Grupo de Pesquisa Ensino de História, memória e culturas (CNPq) e do Grupo de Estudos História, Cultura Escrita e Leitura (GEHCEL). Tem experiência docente no ensino básico, como celetista, e superior, como estagiária, nas áreas de Educação e História. As pesquisas desenvolvidas tiveram ênfase em História do Tempo Presente, História da Educação e História da Cultura Escrita.

Susane Waschinevski, Instituto Federal de Santa Catarina

Possui graduação (licenciatura e bacharelado) em Geografia (2013) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), mestrado em Educação na mesma instituição. Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA (PROEJA), em 2019 pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e doutorado em Educação (2020) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na linha de Pesquisa: História e Historiografia da Educação. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino de História, Memória e Culturas. Participa do Grupo de Estudos História, Cultura Escrita e Leitura (GEHCEL) vinculados ao Laboratório de Patrimônio Cultural (LapPac - UDESC).

References

BRASIL. Lei nº 1.920, de 25 de julho de 1953. Cria o Ministério da Saúde e dá outras providências. Rio de Janeiro: Presidência da República, 1953. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/l1920.htm. Acesso em: 15 set. 2021.

CHOPPIN, Alain. O historiador e o livro escolar. História da Educação, Pelotas, v. 6, n. 11, p. 5-24, jan./jun. 2002. Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30596/pdf. Acesso em: 20 abr. 2020.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand, 1990.

CUNHA, Maria Teresa Santos. História, educação e civilidades: a correspondência como um saber escolar na Escola Normal entre as décadas de 1930 e 1960. Educação, Santa Maria, v. 30, n. 2, p. 121-138, jul./dez. 2005. Disponível em:

https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3742/2146. Acesso em: 15 jun. 2018.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Volume 2: formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

FARIA FILHO, Luciano Mendes. Escolarização e cultura escolar no Brasil: reflexões em torno de alguns pressupostos e desafios. In: BENCOSTTA, Marcus Levy. Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. p. 193-211.

O GLOBO. Acervo virtual. Rio de Janeiro, 22 fev. 1958, p. 9. Disponível em: https://acervo.oglobo.globo.com/consulta-ao-acervo/?navegacaoPorData=195019580222. Acesso em: 10 mai. 2018.

OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. Educando pelo corpo: saberes e práticas na instrução pública primária nos anos finais do século XIX. In: BENCOSTTA, Marcus Levy. Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. p. 265-300.

PAIVA, Edil Vasconcellos; PAIXÃO, Lea Pinheiro. PABAEE (1956-1964): a americanização do ensino elementar no Brasil? Niterói: EdUFF, 2002.

WASCHINEWSKI, Susane Costa. Jessy Cherem (1929-2014): percursos da professora catarinense e seu arquivo em três tempos. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – UDESC, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/faed/id_cpmenu/296/SUSANE_DA_COSTA_WASCHINE WSKI_Tese_16154914620243_296.pdf. Acesso em: 13 set. 2021.

WASCHINEWSKI, Susane Costa; RABELO, Giani. aprovar para modernizar: primeiro plano estadual de educação de Santa Catarina (1969/1980) e o sistema de avanço progressivo. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 139- 154, 2019. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9384. Acesso

em: 05 abr. 2020.

Fontes documentais

ABI-SÁBER, Nazira Féres. O que é Jardim da Infância. Rio de Janeiro: Editora Nacional de Direito, 1965.

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA BRASILEIRO-AMERICANA AO ENSINO

ELEMENTAR. Relatório do Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar (1956-1964). Belo Horizonte: Centro de Artes Gráficas do PABAEE, 1964.

VANDERBILT, Amy. O livro de etiquêta: um guia para uma vida elegante. Rio de Janeiro: Record, 1962.

WILSON, Margery. Cortesia: novo código social das boas maneiras. Rio de Janeiro: Livraria do Globo, 1947.

Published

2021-11-19

How to Cite

Santos, M., & Waschinevski, S. (2021). A DIFUSÃO DAS BOAS MANEIRAS UNIVERSAIS POR MEIO DOS MANUAIS DO PABAEE-INEP. Momento - Diálogos Em Educação, 30(02), 397–419. https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.13410

Similar Articles

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.