THE WELFARE OF THE PEDAGOGICAL COORDINATOR IN BRAZIL - A THEMATIC ANALYSIS OF THE THESES PRODUCED IN THE PERIOD FROM 2009 TO 2019

uma análise temática das teses produzidas no período de 2009 a 2019

Authors

  • Michele Serafim dos Santos Universidade Católica Bom Bosco
  • Flavinês Rebolo UCDB

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.12732

Keywords:

Estado do Conhecimento. Coordenador Pedagógico. Bem-Estar. Educação Básica

Abstract

This article presents the results of a research of the State of Knowledge type, carried out with the objective of mapping and analyzing the scientific productions about the pedagogical coordinator in Brazil. The analyzed texts are theses based in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD / Ibict) and in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CTD / CAPES). To access the texts, we applied the electronic keyword searching with the keywords "pedagogical coordinator" and "pedagogical coordination", having as a filter the time frame from 2009 to 2019. 255 theses were found, of which 25 were selected for analysis of the abstracts - only those that focused on the role of the pedagogical coordinator in the stages of Elementary and High School in Basic Education. The evaluations point out that most of the theses found for the keyword "pedagogical coordinator" and "pedagogical coordination" highlight its formative process. Concerning the issue “welfare of pedagogical coordinators”, we concluded that it is an issue that has not yet been discussed in the academy, as no work about this issue has been found. We understand, through this State of Knowledge, to have found a favorable field for new research.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Michele Serafim dos Santos, Universidade Católica Bom Bosco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB (2019-2022). Mestra em Letras/Ensino de Linguagens/UEMS, Especialista em Ed. Especial e Planejamento Educacional, graduada em letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação, Trabalho e Bem-Estar Docente (GEBEM). Professora Efetiva da Rede Estadual e Municipal em Jardim/MS. Vice-presidente do Conselho Municipal de Educação de Jardim/MS (2019-2020). Membro da Comissão de Monitoramento do Plano Municipal de Educação (2017 a 2020). Membro da Comissão da Valorização do Magistério de Jardim/MS (2020). Assessora pedagógica na Semed de Jardim/MS em 2020. Professora formadora da CRE7 e Formadora Regional da BNCC/CRE7 (2019). Professora formadora da CFOR/Coordenadoria de Formação da SED/MS (2018/2019). Formadora Regional do Pnaic 2017/2018. Supervisora de Gestão Escolar da CRE7/SED/MS (fev/2017 a fev/2018) em Jardim/MS. Coordenadora Pedagógica/SED (2013 a 2016), Coordenadora do curso a distância Gestão em Serviços Públicos da Rede ETEC Brasil (2010-2015). Professora da UEMS (2010/2011), Formadora do programa Gestar do Ministério da Educação e Cultura (2008-2009), Coordenadora da REME (2012 e 2016), Professora da STE/SED (2007 a 2010) e Professora do Cursinho Preparatório SED/MS (2008 a 2013).

Flavinês Rebolo, UCDB

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo / USP (2005), Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo / USP (1999) e Graduada em Psicologia pela Universidade do Sagrado Coração / USC (1981). Foi professora da Universidade de Sorocaba / UNISO (2000-2009). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Católica Dom Bosco / UCDB, em Campo Grande, MS. Desenvolve pesquisas na área da Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores e práticas docentes, trabalho docente, bem-estar e mal-estar docente, qualidade de vida no trabalho de professor, histórias de vida na pesquisa qualitativa. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação, Trabalho e Bem-Estar Docente/GEBEM (CNPq).

References

BUCZENKO, Gerson Luiz. Educação ambiental e educação do campo: o trabalho do coordenador pedagógico em escola pública localizada em área de proteção ambiental. Universidade Tuiuti do Paraná. Paraná: UTP. 2017. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 15 de abr. de 2020.

FERREIRA, Nilza Donizetti Dias. O coordenador pedagógico e a ação docente: contribuições de uma política pública de desenvolvimento profissional no local de trabalho. São Paulo: Universidade Mackenzie. 216 f. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 13 de abr. de 2020.

FERRI, Marícia da Silva. Conhecimentos implicados na tomada de decisão do coordenador pedagógico em relação à indisciplina. Rio Grande do Sul: PUC. 2014. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 13 de abr. de 2020.

FREIRE, Madalena. Educador, educa a dor. São Paulo: Paz e Terra, 2008. FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Editora Cortez, 2001.

GEGLIO, Paulo César. Análise temática das produções sobre o coordenador pedagógico no Brasil. Revista Eletrônica Pesquisaeduca, Santos, v. 2, n. 4, 2010, p. 245-265. Disponível em: http://periódicos.unisantos.br.index.php.pesquisaeduca. Acesso: 05 de mai. de 2012.

HORTA, Patrícia Rossi Torralba. Os desafios de definir um bom professor e a herança das escolas alternativas paulistanas: perspectivas de coordenadoras pedagógicas e professoras do ensino fundamental I. USP, 2014. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 15 de abr. de 2020.

LAURINDO, Tânia Regina. Fora de lugar: ação e reflexão na coordenação pedagógica em uma escola de sistema apostilado. UFSCAR, 2012. 209 f. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 15 de abr. de 2020.

LEITE, Vania Finholdt Angelo. A atuação da coordenação pedagógica em conjunto com

os professores no processo de recontextualização da política oficial no 1º ano do Ensino Fundamental no Município do Rio de Janeiro. PUC: Rio de Janeiro. 243 f, 2012. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 13 de abr. de 2020.

MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito: Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014.

MOROSINI, Marília Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico.

Educação: Santa Maria. v. 40. n. 1. p. 101-116. jan./abr. 2015.

MOSQUINI, Juliane do Nascimento. A mediação do coordenador pedagógico no desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. UNESP, 2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 15 de abr. de 2020.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

OLIVEIRA, Jane Cordeiro de. Coordenador pedagógico: revisão empírica dos resumos de teses e dissertações produzidas no Brasil de 1988 a 2012. Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional. v. 6. n. 13. set./dez., 2017. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 13 de abr. de 2020.

PEREIRA, Rodnei. O desenvolvimento profissional de um grupo de coordenadoras pedagógicas iniciantes: movimentos e indícios de aprendizagem coletiva, a partir de uma pesquisa-formação. São Paulo: PUC. 2017. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 15 de abr. de 2020.

PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L R de (Org.). O coordenador pedagógico no espaço escolar: articulador, formador e transformador. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2017.

PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. de (Orgs.). O coordenador pedagógico e a legitimidade de sua atuação. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2017.

PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R. de (Orgs.). O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2017.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan. Relatório O coordenador pedagógico e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2011.

SCHORN, Solange Castro. Compreensões de coordenadores pedagógicos sobre habilidades socioemocionais em contextos educativos: um estudo das contribuições de Wallon para a educação socioemocional. UNIJUÍ. 2018. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 15 de abr.de 2020.

SILVA, Jeanny Meiry Sombra. Diferentes caminhos para formação docente: estratégias

empregadas por coordenadores pedagógicos. São Paulo: PUC, 2019. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 15 de abr. de 2020.

SILVA, Michele Lidiane da. O gênero autoconfrontação simples como instrumento na transformação do trabalho do Professor Coordenador. UNESP, 2016. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 15 de abr. de 2020.

SILVA. Valeria Andrade. Coordenação do trabalho pedagógico na rede estadual paulista: desafios, limites e potencialidades. UNESP, 2015. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 15 de abr. de 2020.

SOUZA, Denise Silva de. Nós na rede – formação continuada na perspectiva do coletivo de coordenadores pedagógicos de Salvador: tensões, desafios e potenciais. UFBA, 2018. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 15 de abr. de 2020.

SOUZA, Jesus Lopes de. O conhecimento didático-pedagógico para o coordenador pedagógico. São Paulo: PUC, 2017. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 15 de abr. de 2020.

TEIXEIRA, Cristiane de Sousa Moura. O ser ‘faz-tudo’: a dimensão subjetiva do trabalho do coordenador pedagógico. UFPI. 261 f, 2014. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 13 de abr. de 2020.

VENAS, Ronaldo Figueiredo. Transformações ocorridas na função do coordenador pedagógico, na rede estadual da Bahia (1950 a 2011): alguns apontamentos sociopolíticos, legais e históricos. UFBA: Bahia, 2013. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 13 de abr. de 2020.

Published

2021-11-19

How to Cite

Santos, M. S. dos ., & Rebolo, F. . (2021). THE WELFARE OF THE PEDAGOGICAL COORDINATOR IN BRAZIL - A THEMATIC ANALYSIS OF THE THESES PRODUCED IN THE PERIOD FROM 2009 TO 2019: uma análise temática das teses produzidas no período de 2009 a 2019. Momento - Diálogos Em Educação, 30(02), 280–299. https://doi.org/10.14295/momento.v30i02.12732

Similar Articles

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.