O PAPEL DO PENSAMENTO COMPLEXO NA LIGAÇÃO DA TECNOLOGIA NA UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13618

Palavras-chave:

Vínculo social. Pensamento complexo. Transferência de tecnologia. Tecnologia social.

Resumo

A aquisição de conhecimentos e conhecimentos tradicionais dentro das universidades argentinas é regida por um currículo dentro das políticas educacionais vigentes e nem sempre contempla o vínculo social. Nos últimos anos, a Universidade Nacional de San Luis tem fomentado o pensamento complexo, a partir do conceito de multidimensionalidade e o diálogo do conhecimento interdisciplinar, fomentando as relações entre as diversas faculdades. A partir desta impressão, foram estabelecidas ligações com vários setores da sociedade (ONGs, governo provincial, escolas) a fim de fazer uma transferência de tecnologia de ligação com o objetivo de aliviar um problema social (presença de arsênico na água potável).

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Biografia do Autor

María Martha Barroso Quiroga, Universidad Nacional de San Luis

Doutor em Química (2010) e Engenheiro Químico (2005) pela Universidade Nacional de San Luis, Argentina. Pós-doutorado na Universidade Nacional de San Luis (2012) e na Universidade de Girona, Espanha (2019). Atualmente, Professor Associado das cadeiras: Processos Unitários de Engenharia Química, Fundações Químicas da Metalurgia Extrativa e Química Analítica, do Departamento de Mineração (Faculdade de Física e Matemática e Naturais, UNSL). Chefe do Laboratório de Difração de Raios X do Instituto de Pesquisas em Tecnologia Química (INTEQUI) do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET).

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Barroso Quiroga, M. M. (2021). O PAPEL DO PENSAMENTO COMPLEXO NA LIGAÇÃO DA TECNOLOGIA NA UNIVERSIDADE. Momento - Diálogos Em Educação, 30(03), 75–83. https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13618