A LUTA POR UM ESPAÇO NA ESCOLA

ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E VIVÊNCIAS DE PESSOAS TRANS/TRAVESTIS/NÃO BINÁRIE NOS CONTEXTOS ESCOLARES

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16303

Résumé

Este trabalho teve como objetivo analisar as políticas públicas educacionais para a educação básica do município de João Pessoa/Paraíba, focando no direito ao acesso e permanência de pessoas trans, travestis e não binárie. Buscamos, por um lado, realizar uma análise de conteúdo do Plano Municipal de Educação, observando os temas e grupos destacados nas ações e planejamentos. Por outro lado, realizamos entrevistas com pessoas trans, travestis e não binárie, considerando a perspectiva discursiva em Foucault, para conhecermos suas experiências passadas enquanto estudantes do ensino fundamental e/ou médio na cidade. No geral, comparando o conteúdo do plano de educação e os relatos das pessoas entrevistadas, percebemos que há uma lacuna no conteúdo da política pública analisada quanto às demandas das populações trans, travesti e não binárie. Nesse contexto, essas pessoas resistem de variadas formas, seja confrontando ou mesmo evitando o contexto escolar, seja inclusive construindo relações dentro desses espaços. 

 

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Bibliographies de l'auteur-e

D'Angelles Vieira, UFPB

Pessoa não binárie com graduação em psicologia, mestrado em psicologia social e especialização em Gênero e Diversidade na Escola pela UFPB. Atualmente cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFPB), na linha de Teoria de Gênero e Estudos da Sexualidade, e é graduanda em ciências sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atuou em pesquisas relacionadas ao preconceito étnico-racial e de gênero, sob a perspectiva da psicologia social, enquanto membro do Grupo de Pesquisa em Comportamento Político (GPCP). É sócio-fundadora do Coletive Não Binárie PB, criado em 2021, dentro do qual atua em projetos sociais e articula espaços de formação/discussão sobre gênero, diversidade e direitos junto à sociedade e aos órgãos públicos. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas a gênero e educação dentro do campo da sociologia, abordando temas como docência e políticas públicas educacionais.

Áurea Augusta Rodrigues da Mata

Licenciada em Educação Física e Pedagogia. Mestre em Educação (UFPB) e Doutora em Educação (UFPE). Docente do Departamento de Habilitações Pedagógicas no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (DHP/CE/UFPB). Atuou na Educação Básica de 2004 a 2019. Membro do Observatório de Política e Gestão da Educação (OBSERVA/UFPE). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulheres e Relações de Sexo e Gênero (NIPAM/CE/UFPB). Coordena o Projeto de Extensão – Educação para não violência e para os direitos. Coordena o projeto PROLICEN - EDUCAÇÃO PARA NÃO VIOLÊNCIA: articulando formação inicial e continuada de professoras/es no âmbito da Educação Básica. Pesquisa sobre Políticas Educacionais; Formação Continuada de Professoras/es; Gênero, Sexualidade e suas interfaces com as políticas educacionais da Educação Básica.

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Publié-e

2024-08-12

Comment citer

Vieira, D., & Augusta Rodrigues da Mata, Áurea. (2024). A LUTA POR UM ESPAÇO NA ESCOLA: ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E VIVÊNCIAS DE PESSOAS TRANS/TRAVESTIS/NÃO BINÁRIE NOS CONTEXTOS ESCOLARES. Diversidade E Educação, 12(1), 1037–1060. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16303