QUANDO VIVER A UNIVERSIDADE É TAMBÉM REINVENTÁ-LA

GÊNERO, SEXUALIDADE E TERRITORIALIZAÇÃO EM NARRATIVAS DE ESTUDANTES LGBTI+

Authors

  • Júlio César de Oliveira Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14456

Abstract

Nos últimos anos, as universidades públicas brasileiras vivenciaram intensos processos transformativos, passando de um contexto de democratização do acesso e permanência, a um processo de crise, ou de desdemocratização. No curso desses processos, e com o ingresso de uma série de sujeitos políticos, entre os quais as pessoas LGBTI+, o cotidiano das universidades vem sendo profundamente disputado e transformado. Nesse artigo, argumenta-se, através da análise de narrativas de estudantes LGBTI+ da Universidade Federal de Pernambuco, que gênero e sexualidade constituem a espacialidade da universidade. Não são o que se dá em uma universidade já pronta, que somente abrigaria essas e outras relações. Mas, como o que compõem as disputas pela sua significação, que é parte da própria materialização da universidade, abrindo-a a sentidos de liberdade e normatividade, e constituindo relações, sujeitos e espaços.

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Published

2024-01-25

How to Cite

Santos, J. C. de O. (2024). QUANDO VIVER A UNIVERSIDADE É TAMBÉM REINVENTÁ-LA: GÊNERO, SEXUALIDADE E TERRITORIALIZAÇÃO EM NARRATIVAS DE ESTUDANTES LGBTI+. Diversidade E Educação, 10(2), 317–340. https://doi.org/10.14295/de.v10i2.14456