A REPRESENTATIVIDADE DA LITERATURA LGBTQIA+ NAS VIDAS DE JOVENS LEITORES UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17381

Resumo

As subjetividades e as sexualidades humanas são construídas nas relações socais e nos processos psicossociais. Nesses processos, a literatura pode ter um papel importante, pois enquanto um artefato cultural, pode repercutir na vida dos leitores, quando estes encontram um significado que se entrelaça com suas vivências, em processos de identificação de si e sua sexualidade. Este estudo buscou entender a representatividade da literatura voltada para o público LGBTQIA+ nas vidas de jovens leitores universitários. O delineamento metodológico foi qualitativo, com entrevistas narrativas semi-estruturadas realizadas com três estudantes. As Análises Temáticas resultaram em três categorias, Importância da literatura para o fortalecimento da identidade, Literatura enquanto recurso de acolhimento na universidade e Saúde mental no público leitor LGBTQIA+. Concluiu-se que a literatura favorecer a compreensão de sua própria identidade, pode ser um recurso de conhecimento, acolhimento e reconhecimento da diferença e da diversidade e que pode ser usado para promover saúde mental. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adria Caroene Queiroz Sabbá, Universidade Federal do Amazonas

Estudante de graduação do curso de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Desenvolve atividades de pesquisa no Laboratório de Avaliação Psicológica e é pesquisadora de iniciação científica com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.

Gisele Cristina Resende, Universidade Federal do Amazonas

Doutorado em Ciências/Psicologia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Escolar da Universidade de Brasília. Professor do curso de graduação e pós-graduação em Psicologia na Universidade Federal do Amazonas.

Coordenadora do Laboratório de Avaliação Psicológica.

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Sabbá, A. C. Q., & Resende, G. C. (2024). A REPRESENTATIVIDADE DA LITERATURA LGBTQIA+ NAS VIDAS DE JOVENS LEITORES UNIVERSITÁRIOS. Diversidade E Educação, 12(1), 237–254. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17381

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner