ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO (COPING) COM VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL INFANTIL:

REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15181

Resumo

A experiência daqueles que foram expostos ao abuso sexual infantil conceitua-se como um evento estressor e, consequentemente, engloba a utilização de diferentes estratégias de enfrentamento. Isto é, esforços cognitivos e comportamentais que visem minimizar e modificar o modo de respostas do indivíduo às circunstâncias. Este estudo buscou identificar e discutir a utilização do coping por vítimas de abuso sexual infantil. Para tanto, foi realizada uma revisão de escopo, nas bases de dados do PubMed, PsycINFO e SciELO, selecionando-se 30 artigos ao final. Diante dos resultados, pessoas que foram abusadas sexualmente na infância desenvolveram preponderantemente padrões de enfrentamento desadaptativos, incluindo maior evitação, sintomas dissociativos, evitativos e autolesivos, uso de álcool ou múltiplas substâncias e comportamentos sexuais de risco. No entanto, ainda que em menor comparação, também possibilitaram desenvolvimento de estratégias adaptativas de enfrentamento, como resiliência, religiosidade, diálogo de confiança com os profissionais de saúde, e apoio da rede familiar/social.

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Biografia do Autor

Kamila Caroline Silveira Noronha

Psicóloga pela Universidade Federal do Amazonas.

Consuelena Lopes Leitão

Psicóloga, doutora em Antropologia, docente do curso de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. 

Gisele Cristina Resende

Psicóloga, doutora em Psicologia, docente da graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. 

Breno de Oliveira Ferreira, UFAM

Pedagogo e Psicólogo, doutor em Saúde Coletiva, coordenador e docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. 

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Publicado

25-01-2024

Como Citar

Noronha, K. C. S. ., Leitão , C. L. ., Resende, G. C. ., & Ferreira, B. de O. . (2024). ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO (COPING) COM VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL INFANTIL: : REVISÃO DE ESCOPO. Diversidade E Educação, 11(1), 149–176. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15181

Edição

Seção

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias