<b>Comparação da dieta natural do siri-azul <i> Callinectes sapidus </i> Rathbun, 1896 (Crustacea: Decapoda: Portunidae) em dois locais no estuário da Lagoa dos Patos, RS, Brasil </b>

Autores

  • Leonardo Simões Ferreira Universidade Federal do Rio Grande
  • Andreia Barros Universidade Federal do Rio Grande
  • Roberta Araujo Barutot Universidade Federal do Rio Grande
  • Fernando D´Incao Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v33i2.2693

Palavras-chave:

Dieta alimentar, Callinectes, Lagoa dos Patos, siri azu

Resumo

O siri-azul Callinectes sapidus Rathbun, 1896 é o mais abundante dentre as espécies do gênero na região estuarina da Lagoa dos Patos, sendo considerado um predador bentônico chave. O presente estudo tem por objetivo fazer a comparação da dieta natural do siri-azul entre dois locais do estuário da Lagoa dos Patos. As coletas foram realizadas em fevereiro e maio de 2009 com rede de arrasto de portas durante 15 minutos. No laboratório, os intestinos foram pesados e o grau de repleção avaliado. A contribuição de cada item alimentar foi analisada com a freqüência de ocorrência e a freqüência relativa dos pontos. Para comparação entre os dois pontos de coleta foi realizado teste G com fator de correção de Williams (p<0,05). Nas Bandeirinhas foi possível identificar 18 itens, os mais ocorrentes foram resto vegetal, Erodona mactroides, Heleobia australis e Brachyura; no Saco da Mangueira foi possível identificar 12 itens, entre os mais ocorrentes estão resto vegetal, Erodona mactroides e camarão. Foi observada diferença entre os itens ocorrentes na dieta de acordo com o local de coleta. O siri-azul se caracteriza por ser generalista oportunista, diferindo sua alimentação de acordo com a disponibilidade de presas do ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Simões Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande

Possui doutorado em Oceanografia Biológica pelo Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande, fazendo parte atualmente do grupo de pesquisa do Laboratório de Crustáceos Decapodes.

Andreia Barros, Universidade Federal do Rio Grande

Instituto de Oceanografia/ FURG. Laboratório de Crustáceos Decápodes

Roberta Araujo Barutot, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Ciências Licenciatura Plena Habilitação Biologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1994) e mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Oceanografia Biológia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

Fernando D´Incao, Universidade Federal do Rio Grande

Possui doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná em 1995. Atualmente e professor titular da FURG.

Downloads

Como Citar

Ferreira, L. S., Barros, A., Barutot, R. A., & D´Incao, F. (2012). <b>Comparação da dieta natural do siri-azul <i> Callinectes sapidus </i> Rathbun, 1896 (Crustacea: Decapoda: Portunidae) em dois locais no estuário da Lagoa dos Patos, RS, Brasil </b>. Atlântica (Rio Grande), 33(2), 115–122. https://doi.org/10.5088/atlântica.v33i2.2693

Edição

Seção

Artigos