Educação ambiental dialógico-crítica com comunidades tradicionais no Pantanal de Mato Grosso: a solidariedade e os enfrentamentos nas práticas sociais
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6194Palabras clave:
Educação ambiental dialógico-crítica. Educação ambiental no Pantanal. Educação ambiental com comunidades tradicionais no Pantanal. Aprendizagem dialógica. Metodologia comunicativo-crítica.Resumen
nesta pesquisa de educação ambiental dialógico-crítica realizada no Pantanal em Cáceres-MT dialogamos, durante dois anos, com pescadoras/es tradicionais. A partir do referencial teórico-metodológico freiriano e habermasiano, objetivamos identificar e problematizar quais são os elementos obstaculizadores (processos de colonização do mundo da vida) e transformadores (processos de resistência e enfrentamento à colonização) que dizem respeito à prática da pesca profissional artesanal. Identificamos, dialogicamente, que decorrem destas práticas sociais pantaneiras processos educativos libertadores, de anúncio e denúncia permanentes, fundados em uma solidariedade interna, característica da ética tradicional ribeirinha pantaneira. Também, notamos que pesquisas de educação ambiental embasadas em valores, práticas e conceitos dialógico-críticos potencializam a coordenação de ações.Descargas
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Publicado
2018-01-02
Cómo citar
Souza, S. C. de, & Logarezzi, A. J. M. (2018). Educação ambiental dialógico-crítica com comunidades tradicionais no Pantanal de Mato Grosso: a solidariedade e os enfrentamentos nas práticas sociais. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 22(1), 111–131. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i1.6194
Número
Sección
Dossiê Temático Educação Ambiental Não Formal