Educação e a crise ambiental: o espaço do meio ambiente nas aulas de História

Autores/as

  • Jean Mac Cole Tavares Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Francisco das Chagas Silva Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN - IFRN

Palabras clave:

Currículo, Educação Ambiental, Ensino de História

Resumen

A atual crise socioambiental caracteriza-se pela dificuldade ou impossibilidade de perceber, prever, calcular e compensar os novos riscos produzidos pela modernidade industrial e técnico-científica. Diante disso, a educação ambiental passa a ser considerada um mecanismo capaz de transformar a relação homem-natureza, instituindo ética e valores morais novos. No Brasil, ela deverá ser trabalhada como um dos temas transversais. Assim, acrescenta-se, hoje, para o professor de História, o desafio de trazer a temática ambiental para suas aulas, de forma interdisciplinar, com o objetivo de formar cidadãos críticos e com valores e atitudes capazes de empreender mudanças no atual contexto histórico em que vive.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 1995), especialização em teoria e metodologia da História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA - 1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2000), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2007), com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha), e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a supervisão de Alice Casimiro Lopes.. É professor adjunto 4 do Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É coordenador do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq). Coordena, ainda, pesquisas sobre o mundo do trabalho e a formação escolar no ensino médio nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará com apoio do CNPQ, da FAPERN e da FUNCAP. Participa também do projeto de extensão "Laboratório de Estudos e Pesquisas em Paulo Freire e Educação Popular" (LEFREIRE) na UERN e coordena o Projeto de Extensão Estudos em Indisciplina e Violência na Escola (EIVE), na Faculdade de Educação/UERN.

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN - IFRN

Doutor em Educação Professor associado IFRN Docente permanente do PPGEP

Publicado

2016-08-17

Cómo citar

Santos, J. M. C. T., & Souza, F. das C. S. (2016). Educação e a crise ambiental: o espaço do meio ambiente nas aulas de História. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 20(1), 17–27. Recuperado a partir de https://furg.emnuvens.com.br/ambeduc/article/view/5202

Número

Sección

Artigos