Relação saúde-ambiente e a perspectiva da Educação Ambiental durante a formação de enfermagem
representação docente
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16079Palabras clave:
Educação ambiental, Meio ambiente, Saúde, Enfermagem, ProfessoresResumen
Health-environment relationship and the perspective of Environmental Education during nursing training: teaching representation
O estudo teve como objetivo compreender a relação saúde-ambiente e a perspectiva da Educação Ambiental na formação de enfermagem para o trabalho a partir da representação docente. Pesquisa qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, realizada com 13 docentes do curso de enfermagem de uma instituição de nível superior. Na coleta dos dados utilizou-se um questionário com 13 perguntas, elaborado através da ferramenta Google Forms. Para analisar os dados foi utilizada a análise textual discursiva e o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Obteve-se cinco classes, separadas em duas ramificações: Saúde e Ambiente e Ambiente e Enfermagem. Conclui-se que a relação saúde-ambiente é percebida como transversal no curso de enfermagem, pois possibilita aos estudantes identificarem as relações e influências exercidas entre ambiente e indivíduos
Descargas
Citas
ALENCAR, Neiliane M. et al. A saúde ambiental e a sua influência na qualidade de vida: uma revisão integrativa. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 6, p. 33093-33105, 2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11001. Acesso em: 20 jun. 2023.
BESSA, Marcelino et al. Implicações do lixo no processo saúde/doença: Um relato de experiência. Revista Saúde e Meio Ambiente, v. 11, n. 2, p. 50-60, 2020. Disponível em: https://trilhasdahistoria.ufms.br/index.php/sameamb/article/view/11151. Acesso em: 23 jun. 2023.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3/2001. Diário Oficial da União: Brasília, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf. Acesso em: 21 jun. 2023.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União: Brasília, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 24 jun. 2023.
BRASIL. Lei n. 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União: Brasília, 1999. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 21 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Nacional de Saúde. Saúde Ambiental para Redução dos Riscos à Saúde Humana. 2020. Disponível em: http://www.funasa.gov.br/saude-ambiental-para-reducao-dos-riscos-a-saude-humana. Acesso em: 21 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Caderno temático do Programa Saúde na Escola: saúde ambiental. Brasília, 2022. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caderno_tematico_pse_saude_ambiental.pdf. Acesso em: 22 jun. 2023.
CAMARGO, Brigido V.; JUSTO, Ana M. IRAMUTEQ: Um Software Gratuito para Análise de Dados Textuais. Temas em psicologia, Ribeirão Preto, v. 21, n. 2, p. 513-518, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v21n2/v21n2a16.pdf. Acesso em: 27 jun. 2023.
CARVALHO NETO, Francisco J. et al. Tecnologia educacional sobre descarte domiciliar de medicamentos. Rev. enferm. UFPE, p. 1-6, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/244267/35653. Acesso em: 30 jun. 2023.
CUNHA, Gilmara H. et al. Resíduos de insulinoterapia produzidos no domicílio de diabéticos acompanhados na Atenção Primária. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 70, p. 618-625, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/mkPTGtkb5kWTRFknmjYbvvM/?format=html&lang=pt. Acesso em: 30 jun. 2023.
GÖK, Nur D.; KILIÇ, Hülya F. Environmental Awareness and sensitivity of nursing students. Nurse Education Today, v. 101, p. 104882, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0260691721001398. Acesso em: 01 jul. 2023.
JOFFE, Tamara. Mouldy homes are damaging my patient’s health. BMJ, v. 380, 2023. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/mdl-36931640. Acesso em: 30 jun. 2023.
LOPEZ-MEDINA, Isabel M. et al. Competencies on environmental health and pedagogical approaches in the nursing curriculum: A systematic review of the literature. Nurse education in practice, v. 37, p. 1-8, 2019. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1471595317308880. Acesso em: 27 jun. 2023.
MONIZ, Marcela de A. et al. Saúde ambiental: desafios e possibilidades para o cuidado emancipador pelo enfermeiro. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/V5cgxdLFMsgQ7dbsyXJjyVF/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 30 jun. 2023.
MULATU, Gutema et al. Association of drinking water and environmental sanitation with diarrhea among under-five children: Evidence from Kersa demographic and health surveillance site, eastern Ethiopia. Frontiers in Public Health, v. 10, 2022. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpubh.2022.962108/full. Acesso em: 01 jul. 2023.
MÜLLER, Thais; SILVA, Mariane C. Educação Ambiental e Sustentabilidade Ambiental nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ambiente & Educação, v. 28, n. 1, p. 1-29, 2023. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/15199. Acesso em: 03 jul. 2023.
MUNDIE, Courtney; DONELLE, Lorie. The environment as a patient: A content analysis of Canadian nursing organizations and regulatory bodies policies on environmental health. Canadian Journal of Nursing Research, v. 54, n. 4, p. 464-473, 2022. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/08445621211035913. Acesso em: 02 jul. 2023.
NICHOLAS, Patrice K. et al. Climate change and population health: Incorporating stages of nursing's political development. Nursing Outlook, v. 69, n. 1, p. 65-73, 2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0029655420306151. Acesso em: 02 jul. 2023.
NUNES, Camila H. et al. A abordagem das questões ambientais na pósgraduação em enfermagem no Brasil. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 74, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/RgrhWPvppPypMDHNVXbKKfk/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 jul. 2023.
PASINI, Fernando; DAMKE, Taiara. A importância da potabilidade da água no saneamento básico para a promoção da saúde pública no Brasil. Revista Eletrônica TECCEN, v. 13, n. 1, p. 8-15, 2020. Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/TECCEN/article/view/2200. Acesso em: 10 jul. 2023.
PATRICIO, Karina P.; AMORIM, Alefe R.; BORGES, Beatriz Z. R. O descarte incorreto de resíduos sólidos em um centro cirúrgico: um problema ambiental, econômico e social. Engenharia Sanitaria e Ambiental, v. 27, p. 617-623, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/esa/a/4M9pRJkhrnGN94k7jNMXdDy/?lang=pt#. Acesso em: 06 jul. 2023.
PATRICK, Rebecca; HENDERSON‐WILSON, Claire; EBDEN, Matthew. Exploring the co‐benefits of environmental volunteering for human and planetary health promotion. Health Promotion Journal of Australia, v. 33, n. 1, p. 57-67, 2022. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/hpja.460. Acesso em: 02 jul. 2023.
PAZMIÑO, María et al. Percepción sobre las prácticas de salud ambiental en estudiantes y profesores universitarios. Boletín de Malariología y Salud Ambiental, v. 62, n. 2, p. 328-334, 2022. Disponível em: http://www.iaes.edu.ve/iaespro/ojs/index.php/bmsa/article/view/476. Acesso em: 07 jul. 2023.
PENTÓN, Carmen R. C.; PAZOS, Claribel P.; MARTÍNEZ, Lilian I. S. ¿Cómo contribuir a la educación ambiental desde la estructura de la actividad de estudio?. Revista Médica Electrónica, v. 42, n. 6, p. 2687-2690, 2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1150048. Acesso em: 02 jul. 2023.
PERES, Roger R. et al. Educação ambiental para docentes enfermeiros: percepção e relação com a formação do enfermeiro. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 36, p. 85-93, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/KKY7XmvSdHX8mMntcVDJqKm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 jul. 2023.
POTTER, Teddie. Planetary health: the next frontier in nursing education. Creative Nursing, v. 25, n. 3, p. 201-207, 2019. Disponível em: https://connect.springerpub.com/content/sgrcn/25/3/201.abstract. Acesso em: 02 jul. 2023.
RAMOS, Maurivan G.; LIMA, Valderez M. R.; AMARAL-ROSA, Marcelo P. Contribuições do software IRAMUTEQ para a Análise Textual Discursiva. Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, v. 1, 2018. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2018/article/view/1676/1628. Acesso em: 27 jun. 2023.
SANTANA, Kelly F. S. et al. Competências em promoção da saúde nas práticas de educação ambiental de agentes comunitários de saúde. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 42, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/dwgSHpZrv3KrvMByzKHLBqn/?format=pdf&lang=p. Acesso em: 03 jul. 2023.
TONG, Allison; SAINSBURY, Peter; CRAIG, Jonathan. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. International journal for quality in health care, v. 19, n. 6, p. 349-357, 2007. Disponível em: https://academic.oup.com/intqhc/article/19/6/349/1791966?login=false. Acesso em: 13 jul. 2023.
VALLEJOS, Gloria G. et al. Liderazgo en enfermería, una mirada desde la opinión de egresadas/os de enfermería y miembros del equipo de salud. Cultura de los cuidados: Revista de Enfermería y Humanidades, n. 64, p. 46-59, 2022. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8710332. Acesso em: 10 jul. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Janaina Sena-Castanheira, Sheron Penha Serrano
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.