Relação saúde-ambiente e a perspectiva da Educação Ambiental durante a formação de enfermagem

representação docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16079

Palabras clave:

Educação ambiental, Meio ambiente, Saúde, Enfermagem, Professores

Resumen

Health-environment relationship and the perspective of Environmental Education during nursing training: teaching representation

O estudo teve como objetivo compreender a relação saúde-ambiente e a perspectiva da Educação Ambiental na formação de enfermagem para o trabalho a partir da representação docente. Pesquisa qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, realizada com 13 docentes do curso de enfermagem de uma instituição de nível superior. Na coleta dos dados utilizou-se um questionário com 13 perguntas, elaborado através da ferramenta Google Forms. Para analisar os dados foi utilizada a análise textual discursiva e o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Obteve-se cinco classes, separadas em duas ramificações: Saúde e Ambiente e Ambiente e Enfermagem. Conclui-se que a relação saúde-ambiente é percebida como transversal no curso de enfermagem, pois possibilita aos estudantes identificarem as relações e influências exercidas entre ambiente e indivíduos

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Biografía del autor/a

Janaina Sena-Castanheira, Universidade Federal do Rio Grande

Enfermeira (FURG). Doutora em Educação Ambiental (FURG). Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande.

Sheron Penha Serrano, Universidade Federal do Rio Grande

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. E-mail: serranosheron@gmail.com

Citas

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Publicado

2024-07-30

Cómo citar

Sena-Castanheira, J., & Penha Serrano, S. (2024). Relação saúde-ambiente e a perspectiva da Educação Ambiental durante a formação de enfermagem: representação docente. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 29(1), 1–23. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v29i1.16079