Mapeamento de trabalhos sobre temas socioambientais
indicativos de pesquisas em Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.14295/ambeduc.v27i2.13081Keywords:
Educação Ambiental, Revisão de Literatura, Abordagem socioambiental, Práticas educativas, Educação básicaAbstract
Este trabalho tem por objetivo investigar como ocorre a abordagem de questões/temas socioambientais em práticas educativas no ensino de Ciências. A partir de uma abordagem qualitativa, realizou-se um levantamento nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e em periódicos da área de Educação Ambiental no período de 2010 a 2020. Realizou-se o processo analítico através da análise de conteúdo. Os resultados foram sistematizados em duas categorias: visão reducionista sobre temas socioambientais e abordagem de aspectos da realidade e problemática local. Alguns trabalhos abordam questões ambientes de forma dissociada entre sociedade e natureza ou antropocêntrica.
Downloads
References
ALVES, J. S. Olhares sobre a educação ambiental: análise de uma proposta educacional desenvolvida no espaço da escola em parceria com uma unidade de conservação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 12., 2019, Natal. Anais [...]. Natal: ABRAPEC, 2019. Disponível em: https://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R0506-1.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
ANDRADE, M. A. S. et al. Agrotóxicos como questão sociocientífica na educação CTSA. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 33, n.1, p. 171-191, jan./abr., 2016.
ARANTES, A. D. S.; SANTOS, J. R. A formação de professores e a temática ambiental: atuação nas disciplinas de Ciências e Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 12., 2019, Natal. Anais [...]. Natal: ABRAPEC, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/busca_1.htm?query=A+forma%E7%E3o+de+professores+e+a+tem%E1tica+ambiental. Acesso em: 03 ago. 2020.
AULER, D. Cuidado! Um cavalo viciado tende a voltar para o mesmo lugar. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1999.
CAMPOS, C. R. P.; GONÇALVES, M. A. C. L. Vamos ao manguezal? Produção de um vídeo documentário para a conscientização da comunidade escolar sobre a preservação da biodiversidade. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 37, n. 3, p. 283-304, mai./ago. 2020.
CARVALHO, I. C. Invenção e auto-invenção na construção psicossocial da identidade: a experiência constitutiva do educador ambiental. In: GUIMARÃES, M. (org.). Caminhos da educação ambiental. Campinas: Papirus, 2006. p. 31-50.
COSENZA, A.; MARTINS, I.; LACERDA, V. S. Imagens, textos e (em) discursos: representações de efeitos socioambientais da exploração de petróleo em Macaé, RJ. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 8., 2011, Campinas. Anais [...]. Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1227-1.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
DAL-FARRA et al. O consumo da água: práticas educativas no ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: https://docplayer.com.br/65350808-O-consumo-da-agua-praticas-educativas-no-ensino-medio.html. Acesso em: 14 maio 2021.
FARIAS, K. L.; ANDRADE, R. C. B. Educação ambiental: o manguezal no ensino fundamental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 25, jul./dez. 2010.
FERREIRA, N. P.; COSTA, I. A. S.; SILVA, C. D. D. Atividades educacionais ambientais no ensino de ciências na educação básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0619-1.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
FLORIANO, M. D.; BOMFIM, A. M. Educação ambiental crítica numa escola municipal em Duque de Caxias. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 8., 2011, Campinas. Anais [...]. Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0161-1.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
GARVES, J. D. S.; ESCOLANO, A. C. M. Percepção de estudantes sobre o ambiente urbano. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1543-1.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
GÜNZEL, R. E.; UHMANN, R. I. M.; LEITE, F. A. Promovendo reflexões sobre educação ambiental no ensino de química. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 23, n. 2, p. 155-166, 2018.
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. 2. ed. São Paulo: Papirus, 2007.
LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 23-40, jan. 2014.
LOUREIRO, C. F. B. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004a.
LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental transformadora. In: LAYRARGUES, P. P. (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2004b. p. 65-84.
LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental crítica nas escolas: desafios. In: MELLO, S. S.; TRAJBER, R. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília: Ministério da Educação; Coordenação Geral de Educação Ambiental; Ministério do Meio Ambiente; Departamento de Educação Ambiental; Unesco, 2007. p. 66-72.
LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental e “teorias críticas”. In: GUIMARÃES, M. (Org.) Caminhos da educação ambiental: da forma à ação. 3. ed. Campinas: Papirus, 2008. p. 51-86.
MELO, B. P. N.; WIZIACK, S. R. C. Análise dos efeitos de práticas socioambientais em uma turma do ensino médio na E. E. Coração de Maria em Campo Grande - MS. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1404-1.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
MOREIRA, A. L. O. R.; SANTOS, J. N.; FRANZOI, C. Projeto Leitura: uma alternativa para a percepção ambiental e o ensino de ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 8., 2011, Campinas. Anais [...]. Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R0900-1.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
NASCIMENTO, C. M. P.; VASCONCELLOS, M. M. N.; COMPIANI, M. Contribuições da produção de representações verbo-visuais para práticas educativas de EA. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/lista_area_06.htm. Acesso em: 14 maio 2021.
NASCIMENTO, R. V.; BADIRU, A. I.; OLIVEIRA, L. A. F. Proposta pedagógica interdisciplinar realizada a partir da utilização da composteira numa horta escolar urbana. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 2, p. 4-23, maio/ago. 2018.
NEVES, B. P.; CAMPOS, C. R. P. Aulas de Campo para a educação ambiental crítica na Planície Aluvionar do Rio Doce. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1633-1.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
NICOLETTI, E. R. A problemática do lixo no bairro da escola: incentivando a educação ambiental por meio da pesquisa. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 12., 2019, Natal. Anais [...]. Natal: ABRAPEC, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/busca_1.htm?query=A+forma%E7%E3o+de+professores+e+a+tem%E1tica+ambiental. Acesso em: 03 ago. 2020.
OLIVEIRA, I. S. et al. Problemas Ambientais Locais: educabilidades possíveis a partir do enfoque CTSA. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 8., 2011, Campinas. Anais [...]. Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1009-1.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
PEDROZO, R. F.; ROSA-SILVA, P. O. Alfabetização visual na educação ambiental: proposta para tratar sobre resíduos sólidos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0278-1.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
PEREIRA, C. A.; PITOLLI, A. M. S. Córrego Maria Mendes e cidadania na Educação de Jovens e Adultos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0630-1.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
PINTO, V. F.; GOVEIA, L. A. M.; SILVA, F. F. Educação ambiental crítica através de uma aula de campo sobre recursos hídricos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R0621-1.PDF. Acesso em: 14 maio 2021.
PROENÇA, I. C. L. et al. Diálogos da extensão universitária: desafios e potencialidades nas práticas ambientais escolares do município de Lavras/MG. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 29, jul./dez. 2012.
REHEM, H. M. F. et al. Videoprocesso como recurso didático para uma educação ambiental crítica: análise qualitativa de narrativas produzidas por alunos do ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0550-1.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
RUA, M. B.; SILVA, L. L.; BOMFIM, A. M. Biomas no ensino de Ciências: uma abordagem através da Educação ambiental crítica e modelo de investigação na escola. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1923-1.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
SATO, M.; SANTOS, J. E. Tendências nas pesquisas em educação ambiental. In: NOAL, F.; BARCELOS, V. (org.). Educação Ambiental e Cidadania: cenários brasileiros. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2003. p. 253-283.
SANTOS, F. et al. Distintas problematizações de percursos temáticos em uma proposta sobre aquecimento global. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1790-1.PDF. Acesso em: 14 maio 2021.
SANTOS, R. A.; AULER, D. Práticas educativas CTS: busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade. Ciência e Educação, Bauru, v. 25, n. 2, p. 485-503, 2019.
SANTOS, L. N.; PROFICE, C. C.; SCHIAVETTI, A. A educação ambiental como ferramenta de sensibilização e construção do conhecimento sobre serpentes: um estudo no sul da Bahia, Brasil. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 37, n. 4, p. 339-359, set/dez. 2020.
SCHWAMBACH, A.; SCHWAMBACH, C. E.; DEL PINO, J. C. O trabalho com educação ambiental a partir da avaliação da pegada ecológica de um grupo de alunos do ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R2191-1.pdf. Acesso em: 15 maio 2021.
SILVA, M. A. et al. Discursos sobre justiça ambiental no ensino de ciências a partir de questões controversas locais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 11., 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1943-1.pdf. Acesso em: 15 maio 2021.
SILVA, A. C. C.; NEPOMUCENO, A. L. O.; MACHADO, W. J. Concepções socioambientais sobre a água: reflexões a partir de desenhos. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 37, n. 4, p. 264-281, set./dez. 2020.
SILVA, L. V. A.; PIMENTEL, K. J. P. Análise de conteúdo em materiais didático-artísticos para educação ambiental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0776-1.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
SILVEIRA, D. I.; LORENCINI JÚNIOR, A.; FAGUNDES, M. C. V. Educação ambiental: comparando dados de uma escola urbana com uma escola do campo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0168-1.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
SILVA, W. M.; PODEWILS, T. L.; PEDRUZZI, A. N. Educação ambiental e permacultura: ações da escola à comunidade. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 23, n. 2, p. 138-154, 2018.
SIQUEIRA, A. B.; PEREIRA, S. M. Abordagem etnobotânica no ensino de Biologia. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 31, n.2, p. 247-260, jul./dez. 2014.
SORRENTINO, Marcos; TRAJBER, Rachel. Políticas de educação ambiental do órgão gestor. In: MELLO, Soraia Silva, TRAJBER, Rachel. (org.). Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Brasília, DF: MEC/Unesco, 2007. p. 13-22.
SOUSA, M. R. F. et al. Análise das percepções dos alunos quanto à importância de atitudes sustentáveis na UC Estadual Sitio Fundão. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 12., 2019, Natal. Anais [...]. Natal: ABRAPEC, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R2161-1.html. Acesso em: 15 maio 2020.
SOUZA, P. C. M.; ROÇAS, G. Educação ambiental crítica no cotidiano escolar: uma experiência na formação inicial de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 8., 2011, Campinas. Anais [...]. Campinas: ABRAPEC, 2011. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1335-1.pdf. Acesso em: 14 maio 2021.
TEBALDI-REIS, L.; COUTINHO-SILVA, R.; SOARES, R. M. Concepções e posturas de alunos do curso técnico em Meio Ambiente diante da problemática do lixo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0493-1.pdf. Acesso em: 15 maio 2021.
TONELLO, L. P.; WYZYKOWSK, T.; GÜLLICH, R. I. C. Uso de charges e histórias em quadrinhos para potencializar a educação ambiental no ensino de ciências. Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 23, n. 2, p. 369-381, 2018.
TORRES, J. R.; FERRARI, N.; MAESTRELLI, S. R. P. Educação ambiental crítico-transformadora no contexto escolar: teoria e prática freireana. In: LOUREIRO, C. F. B.; TORRES, J. R. (org.). Educação ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014. p. 13-80.
UHMANN, R. I. M.; FOLLMANN, L. A perspectiva do professor na educação ambiental. Contexto e educação, Ijuí, ano 34, n. 109, p. 9-24, 2019.
WIRZBICKI, S. M.; BOFF, E. T. O.; DEL PINO, J. C. O ensino de Ciências no contexto da educação ambiental. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 9., 2013, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2013. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0630-1.pdf. Acesso em: 15 maio 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Eril Medeiros da Fonseca, Leandro Duso
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os (as) autores(as) que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Os (as) autores(as) mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações (CC BY-NC-ND 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Os (as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) em qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.