As contribuições da Educação Ambiental Freireana (EAF) para formação crítica dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15551

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação Ambiental, Formação Crítica, Consciência Crítica, Educação Básica

Resumo

The contributions of Freirean Environmental Education (EAF) to the critical training of students

Os problemas ambientais na sociedade brasileira, exigem um comprometimento coletivo de todos. O primeiro passo é o investimento em educação e formação crítica. Neste sentido, o objetivo deste artigo é discutir as contribuições da Educação Ambiental Freireana (EAF) para formação dos estudantes da Educação Básica. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de revisão bibliográfica, de natureza qualitativa. Conclui-se que a EAF contribui para a formação de indivíduos mais críticos e conscientes do seu papel em relação a crise socioambiental, mediante o diálogo, a utilização de temas geradores, debate e a proposição de intervenções na realidade, que vão além do ativismo simples da causa ambiental, mas sim, a intervenção transformadora na realidade.

 

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Biografia do Autor

Mairtes de Fátima Ramos, Centro Universitário Alves Faria (UniAlfa).

Licenciada em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestranda no Programa de Pós-Graduação Scrito Sensu do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional, do Centro Universitário Alves Faria (UniAlfa). Atualmente é professora do Colégio Estadual José Lobo em Goiânia. 

Nilo Leal Sander, Centro Universitário Alves Faria (UniAlfa).

Pós Doutor em Economia Ambiental (UFRJ) e Ciências Ambientais (UNEMAT). Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Rede BIONORTE). Bolsista PDSE (2016) (UAEH) - México. Mestre em Ciências Ambientais (UNEMAT). Graduado em Ciências Biológicas. Atualmente é pesquisador do Centro de Estudos em Limnologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal e da empresa Regenera Soluções Sustentáveis. Tem experiência na área de Ecologia/Etnoecologia, Genética, Sustentabilidade e Desenvolvimento Regional. Faz parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia, gestão 2019-2021/2021-2023. Tem atuado em projetos interdisciplinares com enfoque de análise e gestão ambiental e desenvolvimento rural sustentável. Participante dos grupos de pesquisa: 1- Sustentabilidade e o desenvolvimento regional no contexto das mudanças climáticas; 2- Conceitos ecológicos e etnoecológicos aplicados a conservação da água e da biodiversidade do pantanal.; 3 - Rede de pesquisa de biodiversidade nos Biomas Cerrado, floresta Amazônica e Pantanal do estado de Mato Grosso. 

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Ramos, M. de F., & Sander, N. L. . (2023). As contribuições da Educação Ambiental Freireana (EAF) para formação crítica dos estudantes . Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 28(2), 1–17. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v28i2.15551