O ensino de ciências e os laboratórios escolares no Ensino Fundamental

Autores

  • Salete de Lourdes Cardoso Santana Fundação Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA
  • Edward Frederico Castro Pessano Fundação Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA
  • Dandara Fidélis Escoto Fundação Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA
  • Geovana da Cruz Pereira Fundação Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA
  • Cláudia Alves Ortiz Gularte Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja
  • Vanderlei Folmer Fundação Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v31i1.8310

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Laboratórios Escolares, Aulas Práticas, Experimentação

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar o ensino de ciências no Ensino Fundamental no que se refere a presença e uso dos laboratórios escolares. No RS, tais espaços são exigidos nas escolas como condição para a oferta do ensino médio no Sistema Estadual, conforme Parecer 580/2000-CEEd/RS. Por considerarmos importante que os ingressantes no ensino médio possuam essa vivência, propusemos este trabalho, que busca responder a duas indagações: existem laboratórios de ciências nas escolas públicas de Ensino Fundamental? Se existem, são utilizados? Para isso, foi feita uma pesquisa que envolveu 35 escolas públicas das cidades de Barra do Quaraí e Uruguaiana, localizadas na fronteira oeste do RS, abrangendo um público total de 1430 alunos, 46 professores da área e 37 gestores. A coleta de dados contou com aplicação de um questionário semiestruturado, contendo questões abertas e fechadas. A análise mostrou que, das 35 escolas, apenas 16 possuem laboratório de ciências, representando 45,7%. Portanto, 19 escolas, totalizando 54,3% estão sem laboratório. Destas, cinco oferecem o Ensino Médio, o que representa cerca de 26%. Sobre o uso, dentre as que possuem, seis utilizam o espaço, com regularidade ou não, e que cinco não os utilizam. As alegações vão desde a estrutura até “falta de hábito”. Com este estudo, espera-se trazer para os laboratórios um novo olhar, para que sejam utilizados como complemento às aulas de Ciências, pois a sua inserção poderá pode trazer vários benefícios, como contribuir no aumento das médias, na diminuição das faltas e na motivação do aluno em aprender ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salete de Lourdes Cardoso Santana, Fundação Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA

Administradora na Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA, do Campus Uruguaiana

Edward Frederico Castro Pessano, Fundação Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA

Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005 e Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente estudos de educação ambiental, ensino de ciências, biologia, ecologia e de dinâmica populacional. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU), Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ) e no Grupo de Ação Interdisciplinar Aplicada (UNIGAIA), desenvolvendo ações relacionadas a Capacitação, Educação e Extensão para Pescadores, Alunos e Professores da Educação Básica. Atualmente é Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Santa Maria.

Dandara Fidélis Escoto, Fundação Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA

Cientista da Natureza Licenciada pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana (2014), Mestra em Bioquímica pelo Programa de Pós-graduação em Bioquímica da Unipampa - Campus Uruguaiana

Geovana da Cruz Pereira, Fundação Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA

Cientista da Natureza Licenciada pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana (2014). Atua na área de bioquímica de produtos biologicamente ativos e ensino de ciências desde 2010. Atualmente, é componente do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas de Ensino (GIPPE) vinculado ao Programa de Pós-graduação em Bioquímica da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), onde realiza mestrado.

Cláudia Alves Ortiz Gularte, Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja

Licenciada em Ciências da Natureza (2014) e Mestrado em Bioquímica (2017) pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA. Atualmente é Docente Substituta no Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja, atuando nas áreas de Química e Física.

Vanderlei Folmer, Fundação Universidade Federal do Pampa-UNIPAMPA

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria e Letras - Português/Inglês pela Universidade Paulista, mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria e pós-doutorado em Bioquímica pela Universidade de Lisboa - Portugal. É professor no Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e coordenador do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na UNIPAMPA. Tem experiência nas áreas de Bioquímica e Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências, Nutrição, Obesidade, Diabetes mellitus e Estresse Oxidativo.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Como Citar

Cardoso Santana, S. de L., Castro Pessano, E. F., Fidélis Escoto, D., da Cruz Pereira, G., Alves Ortiz Gularte, C., & Folmer, V. (2019). O ensino de ciências e os laboratórios escolares no Ensino Fundamental. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 31(1), 15–26. https://doi.org/10.14295/vittalle.v31i1.8310

Edição

Seção

Pesquisa