Aplicação de metodologia bayesiana na análise das fundações do cais modernizado do porto novo de Rio Grande (RS)

Autores

  • Felipe Costa Magalhães
  • Antônio Marcos de Lima Alves Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Prof. Dr. do Programa de Pós graduação em Engenharia Oceânica
  • Cláudio Renato Rodrigues Dias Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Prof. Dr. do Programa de Pós graduação em Engenharia Oceânica

Palavras-chave:

Engenharia, estacas, teorema de bayes

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a aplicação de um procedimento de atualização da previsão da capacidade de carga de estacas, tomando como base os registros documentados durante a execução dos trabalhos. Esta atualização é obtida através da aplicação dos conceitos da análise Bayesiana. A incerteza dos parâmetros é modelada por distribuições de probabilidade “a priori” e “a posteriori”. Para obtenção da distribuição “a priori” foram utilizados métodos semi-empíricos de previsão da capacidade de carga das estacas baseados em resultados de ensaios SPT (Standard Penetration Test). A distribuição “a posteriori” é obtida através da atualização da distribuição “a priori”, utilizando uma função de máxima verossimilhança baseada em dados registrados durante a cravação das estacas. O procedimento foi aplicado em um estaqueamento da obra de remodelação do cais do Porto Novo, em Rio Grande (RS).

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Publicado

2016-09-22

Como Citar

Magalhães, F. C., Alves, A. M. de L., & Dias, C. R. R. (2016). Aplicação de metodologia bayesiana na análise das fundações do cais modernizado do porto novo de Rio Grande (RS). VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 24(1), 66–81. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/vetor/article/view/2247

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