Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências

Autores

  • César Augusto Otero Vaghetti
  • Silvia Silva da Costa Botelho

Palavras-chave:

Usabilidade, Realidade Aumentada, Educação

Resumo

O objetivo da pesquisa foi apresentar uma visão geral e tendências de pesquisas envolvendo ergonomia e usabilidade em ambientes de realidade aumentada e mista. Procurou-se investigar os desafios associados ao futuro dos ambientes virtuais de aprendizado que surgem com essas tecnologias e que recursos computacionais, educacionais e ergonômicos devem ser implementados. Foram investigadas pesquisas publicados nos principais serviços de indexação na área da informática e educação. Os resultados indicam que poucas pesquisas utilizam tecnologias de realidade aumentada e realidade mista com ênfase no aspectos educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Silva da Costa Botelho

Doutorado em Informática e Telecomunicações - LAAS/CNRS/Franca em 2000. Atualmente e professora adjunta da FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2010-12-16

Como Citar

Vaghetti, C. A. O., & Botelho, S. S. da C. (2010). Princípios ergonômicos e usabilidade de interfaces de realidade aumentada em ambientes virtuais de aprendizagem: visão geral e tendências. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 20(1), 45–58. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/vetor/article/view/1743

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.