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Efeito dos revestimentos H-DLC nas forças de atrito came-tucho de ação direta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/vetor.v32i1.13417

Palavras-chave:

H-DLC, Came-tucho, Trem de válvulas

Resumo

Nos motores de combustão interna, o trem de válvulas é responsável por até 25% das perdas por atrito em frequências rotacionais abaixo de 2000 rpm. Perdas importantes por atrito no trem de válvulas vêm do contato entre o came e o tucho. Apesar das especificações do fabricante para o lubrificante do motor, a viscosidade do lubrificante pode ser alterada em algumas condições, afetando as forças de contato came-tucho. Além disso, as condições da superfície do came e do tucho podem afetar essas forças de atrito. Este trabalho apresenta um aparato experimental de bancada monoválvula e resultados para investigações de força de atrito, utilizando lubrificante de motor envelhecido SN5W30, com modificações de viscosidade. A influência de uma coroa de tucho revestida com H-DLC é investigada, comparando com tucho padrão. Esses experimentos mostraram que, sob condições experimentais específicas, as forças de atrito entre o came e o tucho, quando o revestimento H-DLC é aplicado, são menores do que com o tucho padrão, para todas as viscosidades do lubrificante.

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Publicado

2022-07-15

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Como Citar

Ratamero, L., & Paulo Vencovsky. (2022). Efeito dos revestimentos H-DLC nas forças de atrito came-tucho de ação direta. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 32(1), 23–30. https://doi.org/10.14295/vetor.v32i1.13417

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