<b>A contribuição da contabilidade e auditoria governamental para uma melhor transparência na gestão pública em busca do combate contra a corrupção no Brasil.</b>

Autores

  • Roselaine da Cruz Mendes
  • Walter Nunes Oleiro
  • Alexandre Costa Quintana

Palavras-chave:

Auditoria governamental. Transparência. Corrupção. Controle.

Resumo

Este trabalho tem como foco o papel da transparência e do controle social para o combate da corrupção no Brasil e como a contabilidade e auditoria governamental auxiliam para esse processo evolutivo. Dessa forma, o presente trabalho tem como tema o papel da contabilidade e auditoria nas organizações públicas e foi realizado no campo da Ciência Contábil, tratando das áreas de contabilidade pública e auditoria governamental, bem como da transparência na gestão pública. Seu objetivo geral é demonstrar como a contabilidade e auditoria governamental influenciam a transparência pública e, por conseqüência, contribuem no combate à corrupção no Brasil. O presente estudo, quanto aos objetivos, é definida como exploratória. A pesquisa é considerada bibliográfica e sua abordagem do problema é qualitativa. Conforme aparato teórico sustentado nesse estudo, percebe-se que importantes programas de prevenção e combate à corrupção têm sido implantados ao longo dos últimos dez anos. Destaca-se que mecanismos têm sido criados com o intuito de fortalecer o controle social e alertar a sociedade para que essa atue concomitantemente com os órgãos de controle. É importante ressaltar que, para o combate à corrupção num país com dimensões continentais como o Brasil, torna-se imprescindível a atuação conjunta dos serviços de contabilidade, dos órgãos de controle interno e externo. Embora o Brasil ainda tenha um longo caminho a percorrer, constata-se que as iniciativas de adequar as práticas de controle interno e externo às reais necessidades da sociedade encontram-se em constante aperfeiçoamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roselaine da Cruz Mendes

Especialização em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande, Brasil(2008). Analista do Seguro Social - Contadora do Instituto Nacional do Seguro Social , Brasil.

Mais informações: Currículo Lattes

Walter Nunes Oleiro

Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1980) e Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001).

Mais informações: Currículo Lattes

Alexandre Costa Quintana

Graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1992) e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor assistente da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Editor da Revista Sinergia (FURG) (0102-7360).

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-06-28

Como Citar

Mendes, R. da C., Oleiro, W. N., & Quintana, A. C. (2011). <b>A contribuição da contabilidade e auditoria governamental para uma melhor transparência na gestão pública em busca do combate contra a corrupção no Brasil.</b>. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 12(2), 37–48. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/sinergia/article/view/1478

Edição

Seção

Artigos