Contribuição da educação ambiental no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a partir da problemática do acesso a água no brasil

Autores

  • Kettrin Maracajá Universidade Federal de Campina Grande – UFCG - Brasil
  • Joyce Souza Silva Universidade Federal de Campina Grande – UFCG - Brasil
  • Moniele de Fátima Diniz Universidade Federal de Campina Grande – UFCG - Brasil
  • Maria de Fátima Martins Universidade Federal de Campina Grande – UFCG - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.12804

Palavras-chave:

água potável, Brasil, Covid-19, Educação ambiental, meio ambiente

Resumo

Diante do momento atípico atual, caracterizado pela pandemia do novo coronavírus, os desafios impostos para o seu enfrentamento não são poucos e no Brasil um deles se refere a problemática do acesso à água, que já é tão negligenciada há anos e foi acentuada no contexto da COVID-19, já que o simples ato de lavar as mãos tornou-se de extrema importância na prevenção contra o vírus. Diante desse contexto, abordamos o papel da Educação Ambiental constituída em uma visão crítica, emancipatória e transformadora, auxiliando os cidadãos na compreensão de toda a situação. Assim, o objetivo geral desse artigo foi analisar a contribuição da Educação Ambiental, trazendo uma contribuição teórica, no enfrentamento da pandemia causada pelo novo coronavírus, a partir da problemática do acesso a água no Brasil.

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Biografia do Autor

Kettrin Maracajá, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG - Brasil

Dra. em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Paraíba. Professora da Pós Graduação em Administração (PPGA) e da  Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Campina Grande, UFCG. Líder do grupo de pesquisa Turismo, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Universidade Federal de Campina Grande, Campus Central.

Fone: +55 83 2101 1217.

CV: http://lattes.cnpq.br/5398977630029480    

ORCID :  http://orcid.org/0000-0002-8189-109X

e-mail:kettrin.farias@uaac.ufcg.edu.br

Joyce Souza Silva, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG - Brasil

Mestre em Administração pela UFCG

Moniele de Fátima Diniz, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG - Brasil

Mestre em Administração da UFCG

Maria de Fátima Martins, Universidade Federal de Campina Grande – UFCG - Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFCG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Natuarais da UFCG

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Publicado

2023-04-14

Como Citar

Maracajá, K., Souza Silva, J., de Fátima Diniz, M., & Martins, M. de F. (2023). Contribuição da educação ambiental no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a partir da problemática do acesso a água no brasil. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 40(1), 184–199. https://doi.org/10.14295/remea.v40i1.12804