Sobre a Revista

A Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (que atualmente oferta também curso de doutorado) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mantida desde 1999, essa revista se consolidou como um espaço significativo de publicação na área, de língua portuguesa e espanhola, uma vez que os autores são de diversas regiões do País e da América Latina. Em 2003 a revista passou a integrar o Qualis da CAPES, o que garante a validade dos artigos publicados para fins de avaliação de programas de pós-graduação. Hoje, a Revista possui conceito Qualis A3 (2017-2020) pelos parâmetros atuais de avaliação de periódicos.

Edição Atual

v. 40 n. 3 (2023): Dossiê Temático: Educação Ambiental e Emergência Climática - Da reflexão à ação!
					Visualizar v. 40 n. 3 (2023): Dossiê Temático: Educação Ambiental e Emergência Climática - Da reflexão à ação!
Publicado: 2023-12-27

Editorial

  • Editorial

    Tamires Lopes Podewils, Sabrina Meirelles Macedo, Altemir Viana
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.16498
  • Apresentação

    Adriana Massaê Kataoka, Carelia Hidalgo López, Patricia Carla Giloni-Lima
    4-12
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.16499

Artigos

  • Pesquisa-ação crítico-colaborativa com ênfase na Educação ambiental e Mudanças Climáticas

    Ana Tiyomi Obara, Ana Lúcia Suriani Affonso , Mara Luciane Kovalski, Rodrigo de Souza de Poletto
    13-35
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15814
  • Percepção de gestores sobre as mudanças climáticas e a vulnerabilidade socioambiental nos parques nacionais brasileiros

    Diesse Aparecida de Oliveira Sereia, Karlen Rodrigues, Erich Arnold Fischer
    36-57
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15751
  • Educação ambiental em tempos de crise ecológica e climática: o exemplo dos jovens Pigmeus e Rapanui

    Alfredo PenaVega
    58-78
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15726
  • Mudanças climáticas e responsabilidade: grupos focais como estratégia de promoção de diálogos na universidade

    Pedro Henrique Bueno, Thainá Marcella Cordeiro, Lilian de Souza Vismara, Josmaria Lopes de Morais
    79-96
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15725
  • Arborização urbana como estratégia de educação ambiental no contexto de emergência climática no município da cidade de Maputo

    Cláudia Adélia Buce, Eugenia Flora Rosa Cossa, Adriana Massaê Kataoka, Patricia Carla Giloni-Lima
    97-116
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15716
  • Para onde foram as andorinhas? Cinema indígena como estratégia de ensino das mudanças climáticas

    Janelene Freire Diniz, Clarides Henrich de Barba
    117-135
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15710
  • PPGEA como espaço de discussão e educação permanente do tema da emergência climática

    Huslana Quartezane Segantini, Maria Cecília Madruga Monteiro, Altemir Viana, Elisabeth Brandão Schmidt
    136-155
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15748
  • Metodologias participativas e emergência climática: discussões a partir de atividades didáticas de Educação Ambiental

    Raissa Corbagi, Taitiâny Kárita Bonzanini, Silvia Rinaldi
    156-176
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15638
  • La educación secundaria ante la emergencia climática

    Antonio García-Vinuesa
    177-196
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15469
  • A economia da barbárie, raiz da crise socioambiental, e as mudanças climáticas o papel da educação ambiental no paradoxo entre o progresso econômico e a produção da catástrofe

    Carlos Antônio Giovinazzo Júnior, Cornélio Raimundo Mucache
    197-217
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15631
  • Mudanças climáticas e Educação Ambiental Crítica no contexto da escola pública através do ensino de biologia

    Karen Luana Inêz da Silva, Jorge Sobral da Silva Maia
    218-236
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15721
  • A ameaça da emergência climática para os polinizadores: uma abordagem CTS

    Fernanda Nara Pereira Ingenchki, Mariana Isabeli Valentin, Elizabete Satsuki Sekine, Lia Maris Orth Ritter Antiqueira
    237-256
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15718
  • BioAmbiente: uma proposta de gamificação em educação ambiental para o ensino fundamental II

    Amanda Imbuzeiro de Sá Quintela, Paulo Roberto de Amoretty, André Barbosa Vargas
    257-278
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15733
  • Possibilidades de ampliação da experiência do Projeto Ser Sustentável a partir das contribuições de um curso sobre Educação Ambiental e Emergência Climática

    Lilian Buss Cardoso Kühlewein, Daniele Saheb Pedroso
    279-299
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15648
  • A educação ambiental no contexto de emergência climática: adaptação e validação do instrumento RESCLIMA para pesquisas no Ensino Médio

    Anderson de Souza Moser, Marilia Andrade Torales Campos, Pablo Angel Meira Cartea
    300-317
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15728
  • Mudança climática e os riscos de um futuro ecofascista em O Conto da Aia uma leitura histórica e ecocrítica

    Jo Klanovicz, Ana Clara dos Santos Ramos
    318-336
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15809
  • A Educação Básica como promotora da Alfabetização Nutricional a partir da Educação Ambiental Crítica: o debate do carnismo na reflexão das mudanças climáticas

    Valéria Brumaro Regina Fornazari
    337-357
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v40i3.15807
Ver Todas as Edições