Sobre a Revista

A Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (que atualmente oferta também curso de doutorado) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mantida desde 1999, essa revista se consolidou como um espaço significativo de publicação na área, de língua portuguesa e espanhola, uma vez que os autores são de diversas regiões do País e da América Latina. Em 2003 a revista passou a integrar o Qualis da CAPES, o que garante a validade dos artigos publicados para fins de avaliação de programas de pós-graduação. Hoje, a Revista possui conceito Qualis A3 (2017-2020) pelos parâmetros atuais de avaliação de periódicos.

Edição Atual

v. 41 n. 3 (2024): Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental: Fluxo Contínuo
Colagem de foto com representação fotográfica e de logomarca dos dois eventos internacionais de Educação Ambiental pelo mundo.
Publicado: 2024-12-21

Editorial

  • Editorial

    Paula Corrêa Henning, Bernard Constantino Ribeiro, Juliana Corrêa Pereira Schlee, Ângela Adriana Schmidt Bersch, Leidy Gabriela Ariza Ariza, Marília Andrade Torales Campos, Nabi Del Socorro Pérez Vásquez, Pedro Martins
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.18573

Artigos

  • Comemorando os 30 anos do mestrado em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Sirio López Velasco
    6-17
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.18394

VII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa

  • Articulação de aprendizagens entre espaços educativos formais e não formais num projeto educativo outdoor

    Ana Cristina Pessoa Tavares , Cláudia Filipa Gomes Rodrigues
    18-43
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17788
  • A educação ambiental em São Tomé e Príncipe sob o olhar das escolas

    Pedro Martins, Aline Castro, Vanessa Marion Andreoli
    44-59
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.18224
  • Bosque da Memória de Ijuí/RS a restauração ecológica para a vivência do luto

    Francesca Werner Ferreira, Pamela Copetti Ghisleni, Arlete Regina Roman
    60-77
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.18181
  • Natureza, cultura e ambiente em músicas do projeto Pandorga da Lua uma análise à luz da educação ambiental

    Noemi Boer, Marcelo Schaedler Massário, Eliza Araujo Machado
    78-96
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17977
  • A construção de uma ecovila como processo educador um olhar para as ecopedagogias

    Lorena Gebara Benetton, Marcos Sorrentino, Denise de La Corte Bacci, Isabela Kojin Peres
    97-119
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17786
  • Conservação com inovação: o desenho animado “Mar à Vista!”

    Luana Almeida, Karoline Azevedo, Maria Villanova, Ana Cláudia Mendes Malhado
    120-134
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17499
  • Concepções e sentidos de professores que atuam no entorno de unidades de conservação brasileiras

    Beatriz Vieira Freire, Gabriel de Moura Silva, Rosana Louro Ferreira Silva
    135-155
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17826
  • Geoparque Quarta Colônia e Ornitoálbum um álbum de figurinhas para educação ambiental

    Rosemar de Fátima Vestena, Mariana Sarturi Hundertmarck
    156-178
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17801
  • Educação ambiental crítica: uma reflexão sobre significados e sentidos entre estudantes universitários

    Luciana Aparecida Farias, Beatriz de Oliveira Borges, Elaine Angelina Colagrande
    179-202
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17502
  • Educação Ambiental no Colégio Estadual do Paraná (Brasil) uma análise quanti-qualitativa a partir do uso de indicadores de avaliação

    Ana Carolina Alves Neundorf, Solange Reiguel Vieira, Marília Andrade Torales Campos
    203-221
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17756
  • Processos de significação na tríade publicitária governamental “Separe o lixo e acerte na lata”

    Drª Patrícia de Oliveira Rosa-Silva, Dr Marcelo de Carvalho
    222-239
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17832

III Congreso Internacional Educación Ambiental Comunitaria

  • La educación ambiental desde la perspectiva epistémica de territorios concertados

    Edier Hernan Bustos Velazco, Pompilio Sánchez Artunduaga, Jaime Duván Reyes Roncancio
    240-263
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17858
  • Educação Ambiental e Patrimonial um estudo da produção de vídeos educomunicativos na comunidade indígena Guarani do Brasil

    Hector Barros Gomes, Rosana Louro Ferreira Silva
    264-282
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17852
  • Educación Ambiental en la comunidad de Puerto Peñasco 7 años de innovaciones, propuestas sociales y educativas

    Rafael Tonatiuh Ramírez Beltrán, Joaquín Antonio Bustamante Cornejo, Armando Meixueiro
    283-296
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17839
  • Educación ambiental comunitaria conocimiento y acción para salvaguardar tortugas - cuenca media y baja del río Sinú, Córdoba-Colombia

    María Alejandra Taborda Caro, Elvira Patricia Florez Nisperuza, Angela Maria Moreno Barros
    297-316
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17830
  • Las microalgas como alternativa alimenticia una experiencia comunitaria en el municipio de Montería, Colombia

    Martha Mogollón, Daniela Benito Revollo Lambertino, Enrique Pardo Perez
    317-328
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17834
  • Sentires, vivencias y diálogos críticos en desafío con las realidades socioambientales comunitaria

    Carmen Ortega Otero, Leidy Gabriela Ariza Ariza, Nabi Del Socorro Pérez Vásquez
    329-347
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17835
  • Sinergias de los saberes ancestrales de la comunidad indígena Embera katío en la Institución Educativa Canyidó, vereda Tuis Tuis de Tierralta - Córdoba (Colombia)

    Edith de Jesús Cadavid Velásquez, Sehila María Rodriguez Pérez, Eider Luís Cardona Del Toro, Delia Rincón Ariza
    348-362
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17855
  • As manifestações e relações das crianças com o meio ambiente e a natureza reflexões a partir da sociologia da infância e da bioecologia

    Ângela Adriane Schmidt Bersch, Tuany Barbosa Meneses
    363-381
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17851
  • Explorando el territorio desde la educación ambiental comunitaria experiencias investigativas Grupo MICRAM

    Rubinsten Hernández Barbosa, Quira Alejandra Sanabria, Yamile Pedraza Jimenez
    382-400
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17853
  • Observatório da Educação Ambiental de Base Comunitária do Rio de Janeiro entre a prática popular e as reflexões teóricas desde el Sur

    Marcelo Aranda Stortti, celso Sanchez, Alberto Calil
    401-418
    DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v41i3.17833
Ver Todas as Edições