O ENUNCIADO FENÔMENO SUJEITOS COM AUTISMO: ENUNCIAÇÕES NAS PRÁTICAS MEDICINAIS

Autores

  • Vanessa Marocco UFRGS - PPGEdu

Palavras-chave:

Autismo. Educação. Práticas medicinais.

Resumo

Esse texto tem por objetivo problematizar um dos caminhos que penso construir o enunciado fenômeno sujeitos com autismo na Contemporaneidade: a historicidade das práticas medicinais. A partir de uma fenomenologia hermenêutica, considero algumas enunciações realizadas, principalmente, por Michel Foucault a respeito da construção das subjetividades humanas. A partir de um olhar para as práticas medicinais, especialmente, aquelas que se preocupam com as doenças mentais, mostro a preparação de um território fértil para a consolidação posterior do Manual Diagnóstico e Estatísticos de Doenças Mentais (DSM), que traz à tona o diagnóstico do atual Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Em síntese, o saber médico instituiu, em rede, as diretrizes para conduzir as condutas dos sujeitos com autismo, bem como, passando da valorização da vida para um viver mais, da perspectiva política de homogeneização e exclusão dos “anormais” até a emergência da psiquiatria como um saber basilar.

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Publicado

23-08-2017

Como Citar

Marocco, V. (2017). O ENUNCIADO FENÔMENO SUJEITOS COM AUTISMO: ENUNCIAÇÕES NAS PRÁTICAS MEDICINAIS. Revista Didática Sistêmica, 18(2), 88–99. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/redsis/article/view/7175

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo