DESMOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SEGUNDO OS ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rinelly Pazinato Dutra Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Mirella Valerio Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Annelise Salomão Goulart Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Camila Ferreira de Castro Rede Estadual de Ensino
  • Camila Dias Lopes Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Carina Fiussen Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Clarice Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Daniele Piassarollo Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Greyce Masiero Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Luísa Quadros Universidade federal do Rio Grande - FURG
  • Renan Montichel Lanau Universidade federal do Rio Grande - FURG
  • Roberto Scaglioni Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Vicente Machado Valero Rede Municipal de Ensino

Palavras-chave:

Aulas, Desmotivação, Educação Física, Escola

Resumo

Construída por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), esta pesquisa foi realizada com alunos do 9º ano de uma escola municipal na cidade do Rio Grande – RS, objetivando a compreensão dos motivos pelos quais os alunos não participam ou demonstram desinteresse nas aulas de educação física. Foram realizadas 44 entrevistas devidamente gravadas para posterior transcrição e levantamento de dados que apontaram vários fatores responsáveis por esse processo de desmotivação, dentre eles, falta de materiais, estrutura física inadequada, número excessivo de alunos e a forma como hegemonicamente o esporte é trabalhado na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rinelly Pazinato Dutra, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do curso de Educação Física - Licenciatura

Mirella Valerio, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Saúde Coletiva

Annelise Salomão Goulart, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do curso de Educação Física - Licenciatura

Camila Ferreira de Castro, Rede Estadual de Ensino

Professora de Educação Física

Camila Dias Lopes, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do curso de Educação Física - Licenciatura

Carina Fiussen, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do curso de Educação Física - Licenciatura

Clarice Gonçalves, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do curso de Educação Física - Licenciatura

Daniele Piassarollo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do curso de Educação Física - Licenciatura

Greyce Masiero, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do curso de Educação Física - Licenciatura

Luísa Quadros, Universidade federal do Rio Grande - FURG

Acadêmica do curso de Educação Física - Licenciatura

Renan Montichel Lanau, Universidade federal do Rio Grande - FURG

Acadêmico do curso de Educação Física - Licenciatura

Roberto Scaglioni, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Acadêmico do curso de Educação Física - Licenciatura

Vicente Machado Valero, Rede Municipal de Ensino

Professor de Educação Física

Downloads

Publicado

03-07-2017

Como Citar

Pazinato Dutra, R., Valerio, M., Salomão Goulart, A., Ferreira de Castro, C., Dias Lopes, C., Fiussen, C., … Machado Valero, V. (2017). DESMOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, SEGUNDO OS ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Didática Sistêmica, 18(1), 70–78. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/redsis/article/view/6518

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo