Interculturalidade no ensino de música(s): reflexões a partir da lei 11.769/08
Palavras-chave:
Formação do Professor de Música, Interculturalidade, Cotidianos MusicaisResumo
Através da abordagem da atual obrigatoriedade do ensino de música, acrescentada ao currículo da escola básica pela Lei 11.769/08, este texto busca pensar uma possibilidade outra de formação do professor da área a partir de um paradigma intercultural. Nesta perspectiva, traz a visibilização dos plurais cotidianos musicais como elemento a contribuir para a flexibilização curricular. Além disso, evidencia a hierarquização/seleção de determinados estilos musicais no currículo de uma Licenciatura em Música carioca. Identifica, ainda, a relação desta hierarquização com o campo da Musicologia Comparada, de aproximação com teorias de evolução social e com as ideias de Mario de Andrade.Downloads
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Publicado
08-06-2015
Como Citar
Souza, R. F. (2015). Interculturalidade no ensino de música(s): reflexões a partir da lei 11.769/08. Revista Didática Sistêmica, 16(1), 75–86. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/redsis/article/view/5118
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo