<b>Pedagogia da mandinga*: a capoeira como expressão de liberdade no currículo escolar e no mundo da rua</b>
Palavras-chave:
Capoeira. Escola. Meninos em situação de rua. Multiculturalismo.Resumo
Este artigo trata do tema capoeira e cultura negra nos ambientes da escola pública de periferia e entre meninos e/ou meninas em situação de rua. A partir de uma pesquisa do tipo etnográfica examinou-se as referidas populações e ambientes no sentido de buscar inscrições corporais oriundas da cultura negra e popular expressas nos movimentos dos mesmos. Com isso objetiva-se contribuir com a reflexão sobre o currículo escolar no sentido da superação do padrão eurocêntrico. Ao mesmo tempo indica-se possibilidades práticas já experimentadas de construção de um currículo multicultural.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-12-2011
Como Citar
Farina, S. (2011). <b>Pedagogia da mandinga*: a capoeira como expressão de liberdade no currículo escolar e no mundo da rua</b>. Revista Didática Sistêmica, 13(2), 94–106. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/redsis/article/view/2342
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo