NEOLIBERALISMO E EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO

PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DO PROGRAMA O LÍDER EM MIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v25i2.15284

Resumo

O presente artigo apresenta o recorte de uma investigação que pretendeu analisar como o Programa O Líder em Mim opera no âmbito escolar e que estratégias ele desenvolve para conduzir a conduta do sujeito docente. Para a realização da mesma, foram analisados os materiais bibliográficos destinados aos professores, o site e a página do facebook do programa. A partir do exercício analítico da pesquisa discute-se “A regulação do trabalho Docente”, desenvolvida em dois eixos. O primeiro está direcionado ao exercício da docência e ao modo como o programa determina a forma como o professor deve conduzir as suas aulas, as atividades propostas e o seu comportamento em sala de aula, evidenciando assim um processo de desintelectualização docente. Já o segundo eixo, refere-se ao currículo escolar, pois, percebe-se uma modificação nos saberes que são ensinados aos estudantes, os quais passam a comportar também os hábitos do programa, produzindo uma alquimia das matérias escolares. A escola se torna assim uma maquinaria de produção da subjetividade capitalística colocada em funcionamento pela racionalidade neoliberal. Entretanto, ela também pode ser uma máquina de guerra produzindo resistências por outras formas de ser docente e de exercer a nossa intelectualidade no tempo presente.

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Publicado

22-02-2024

Como Citar

Oliveira Santos, G., & Lockmann, kamila. (2024). NEOLIBERALISMO E EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO: PROBLEMATIZAÇÕES A PARTIR DO PROGRAMA O LÍDER EM MIM. Revista Didática Sistêmica, 25(2), 63–79. https://doi.org/10.14295/rds.v25i2.15284