PROFESSOR, ESPECIALISTA OU GENERALISTA
QUAL PEDAGOGO É CONSTITUÍDO NAS MATRIZES CURRICULARES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UERGS?
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v24i1.13194Resumo
O presente estudo analisou a formação de pedagogos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul inseridos num processo histórico de políticas que regulamentam o currículo do referido curso no Ensino Superior. Metodologicamente foi realizada uma pesquisa documental, cujos materiais que compuseram o corpus empírico analítico forma as matrizes curriculares do referido curso e Universidade dos anos de, 2008 e 2014. Autores como Carvalho (2011), Veiga-Neto (2005), Dantas (2015), Portella (2019), Anflor (2019), Martins (2009), entre outros balizaram a discussão. As questões emergenciadas pela pesquisa levam a constituição de um pedagogo generalista que foi (re)inventado pelas regulamentações, normativas legais, que constituíram um alargamento mais generalizado dessa formação. Foi possível, após análises dos documentos evidenciar que o Pedagogo generalista está em permanente reinvenção de forma a atender às demandas contextualizadas histórica, social e economicamente.