CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA

Autores

  • Camila Borges Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande -FURG, Rio Grande /RS https://orcid.org/0000-0003-3505-3252
  • Josiane Vian Domingues Secretaria de Educação do Município do Rio Grande
  • Ângela Adriane Schimdt Bersch FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12928

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a constituição do lugar da Educação Física na Educação Infantil no município do Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, fez-se uso de trabalhos acadêmicos, editais dos concursos públicos municipais e documentos legais. Constatamos que a inserção do/a professor/a de Educação Física nessa etapa de ensino no município é recente, pois a primeira nomeação em cargo efetivo se deu em 2015 contabilizando atualmente 16 docentes efetivos/as. Tal fato não atende a todas as escolas municipais, mas integra um movimento estimulado pelos projetos de lei que trataram dessa questão. Esse cenário também reflete a escassa literatura produzida sobre a Educação Física na Educação Infantil local. Dessa forma, concluímos que ao direcionarmos nosso olhar para a história (re)conhecendo-a, podemos identificar suas potencialidades e fragilidades para pensar estratégias a fim de qualificar a ação docente. Assim como registrá-la nos permite formar arcabouço teórico que incitem futuras reflexões e ações nesse campo.

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Biografia do Autor

Camila Borges Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande -FURG, Rio Grande /RS

Profa. Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Líder do Grupo Educação, Corpo, Cultura do Movimento e Sociedade (ECCOS), camilaborges@hotmail.com

Josiane Vian Domingues, Secretaria de Educação do Município do Rio Grande

Profa. de Educação Física da educação infantil e anos iniciais da Secretaria Municipal de Educação de Rio Grande – SMED, Membro do Grupo Educação, Corpo, Cultura do Movimento e Sociedade (ECCOS) jo_pedagoga@yahoo.com.br

Ângela Adriane Schimdt Bersch, FURG

Profa. Adjunta do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Líder do Grupo Educação, Corpo, Cultura do Movimento e Sociedade (ECCOS), angelabersch@gmail.com.br

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Publicado

24-01-2022

Como Citar

Borges Ribeiro, C., Vian Domingues, J., & Schimdt Bersch, Ângela A. (2022). CONSTITUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DO RIO GRANDE (RS): PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 201–215. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12928