A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Bethânia Alves Costa Zandomínegue Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Raquel Firmino Magalhães Barbosa Colégio Pedro II
  • Vanessa Guimarães Prefeitura Municipal de Vitória/ES

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12745

Resumo

Analisa os desafios e as possibilidades para a materialização do currículo articulado com a Educação Física na Educação Infantil, a partir do diálogo com diferentes linguagens, áreas do conhecimento e sujeitos da comunidade escolar. Utiliza a Pesquisa-Ação Colaborativa com atenção para as relações construídas com a equipe pedagógica, as professoras de sala, as famílias, as crianças, os bolsistas do Programa de Iniciação à Docência, a professora de Educação Física e a pesquisadora. Os dados oriundos de fotos, entrevistas, narrativas e diário de campo foram submetidos a um processo de análise interpretativa e articulados em uma rede de produção de sentidos e significados. Conclui que as mediações com a cultura popular, o Projeto Institucional e o Plano de Ação da Educação Física se constituíram engrenagens essenciais para a materialização de uma engenharia do currículo. Como entraves destaca a resistência de algumas docentes ao trabalho colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bethânia Alves Costa Zandomínegue, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Educação Física, docente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Tocantinópolis.

Raquel Firmino Magalhães Barbosa, Colégio Pedro II

Doutora em Educação Física, docente em Educação Física do Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II/RJ.

Vanessa Guimarães, Prefeitura Municipal de Vitória/ES

Mestre em Educação Física, professora de Educação Física na Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Vitória/ES.

Downloads

Publicado

24-01-2022

Como Citar

Zandomínegue, B. A. C. ., Barbosa, R. F. M., & Guimarães, V. . (2022). A ENGENHARIA DO CURRÍCULO: A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ARTICULAÇÃO CURRICULAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 123–136. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12745