<b>Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006<b>

Autores

  • Thalita Quinto Soares Ferreira
  • Laércio Ferracioli

Palavras-chave:

Modelos. Modelagem. Modelos mentais. Ambientes de modelagem computacional. Ensino de ciências.

Resumo

O objetivo deste artigo é traçar um recorte do atual estado da arte da produção cientifica sobre modelos e modelagem na ultima década, 1996-2006, a partir da revisão de artigos publicados nos periódicos brasileiros Revista Brasileira em Ensino de Física, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Investigações em Ensino de Ciências, Ciência e Educação e Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Os resultados revelam que a produção ao longo dessa década foi de 30 artigos com um pico de sete artigos em 2002. Os artigos foram enquadrados em 3 categorias: Referencial Teórico de Johnson-Laird, Ambientes de Modelagem Computacional e Revisão de Literatura. Os periódicos que mais publicaram artigos sobre o tema foi Investigação em Ensino de Ciências e Revista Brasileira em Ensino de Física. A revisão revela o interesse pelo tema no contexto de Educação em Ciências tanto na perspectiva da pesquisa básica quanto na pesquisa aplicada relacionada à inovação educacional. No entanto, pode-se observa que para que esse tema tenha um real avanço é necessário o estabelecimento de programas de pesquisa pautados pela explicitação de uma reflexão teórica sobre o tema e um claro delineamento do estudo, especificando os instrumentos de coleta de dados, amostragem e técnicas de análise de dados. Esse procedimento naturalmente conduzirá à obtenção de dados relevantes e, consequentemente, a discussões e conclusões que venham a contribuir adequadamente para a área de Educação em Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thalita Quinto Soares Ferreira

Possui graduação em Física (UFES-2008) e especialização em andamento em Educação à Distância e o Uso de Mídias (FTC). Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Laércio Ferracioli

É Mestre em Física (1986) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Educação em Ciências (1994) pela University of London/UK. É Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo e Coordenador do Laboratório de Tecnologias Interativas Aplicadas à Modelagem Cognitiva. Tutorial para cadastro de autores no sistema

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

25-03-2010

Como Citar

Ferreira, T. Q. S., & Ferracioli, L. (2010). <b>Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006<b>. Revista Didática Sistêmica, 8, 80–100. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/redsis/article/view/1204

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo