<b>Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006<b>
Palavras-chave:
Modelos. Modelagem. Modelos mentais. Ambientes de modelagem computacional. Ensino de ciências.Resumo
O objetivo deste artigo é traçar um recorte do atual estado da arte da produção cientifica sobre modelos e modelagem na ultima década, 1996-2006, a partir da revisão de artigos publicados nos periódicos brasileiros Revista Brasileira em Ensino de Física, Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Investigações em Ensino de Ciências, Ciência e Educação e Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Os resultados revelam que a produção ao longo dessa década foi de 30 artigos com um pico de sete artigos em 2002. Os artigos foram enquadrados em 3 categorias: Referencial Teórico de Johnson-Laird, Ambientes de Modelagem Computacional e Revisão de Literatura. Os periódicos que mais publicaram artigos sobre o tema foi Investigação em Ensino de Ciências e Revista Brasileira em Ensino de Física. A revisão revela o interesse pelo tema no contexto de Educação em Ciências tanto na perspectiva da pesquisa básica quanto na pesquisa aplicada relacionada à inovação educacional. No entanto, pode-se observa que para que esse tema tenha um real avanço é necessário o estabelecimento de programas de pesquisa pautados pela explicitação de uma reflexão teórica sobre o tema e um claro delineamento do estudo, especificando os instrumentos de coleta de dados, amostragem e técnicas de análise de dados. Esse procedimento naturalmente conduzirá à obtenção de dados relevantes e, consequentemente, a discussões e conclusões que venham a contribuir adequadamente para a área de Educação em Ciências.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
25-03-2010
Como Citar
Ferreira, T. Q. S., & Ferracioli, L. (2010). <b>Modelos e modelagem no contexto do ensino de ciências no Brasil: uma revisão de literatura de 1996-2006<b>. Revista Didática Sistêmica, 8, 80–100. Recuperado de https://furg.emnuvens.com.br/redsis/article/view/1204
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo