A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.10970Palavras-chave:
Ensino superior. Cegueira botânica. Agronomia. Ciências BiológicasResumo
O presente trabalho objetivou propor um enfoque mais amplo de monitoria enquanto ferramenta metodológica na área de Botânica para o cursos de Agronomia e Ciências Biológicas. Essa pesquisa constou em duas etapas: (1) projeto piloto e (2) ampliação do público alvo. Para coleta de dados foi aplicado um questionário para a turma piloto e dois questionários para as duas turmas posteriores. As atividades de monitoria se desenvolveram em quatro abordagens: revisão teórica; revisão das práticas de laboratório; monitoria online e monitoria de campo/herborização. Também foi proposto aos discentes a elaboraração de um herbário móvel individual. A partir dos resultados obtidos, ficou claro que uma nova perspectiva de monitoria é uma ferramenta útil, principalmente associada a uma atividade prática, para o ensino de Botânica. Outro aspecto relevante é que a monitoria contribuiu positivamente para a formação do monitor como futuro docente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
05-02-2021
Como Citar
Barbosa, M. L., & Sátiro, L. N. (2021). A MONITORIA ACADÊMICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 173–186. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.10970
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo