AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon
DOI:
https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.9427Palavras-chave:
Educação Superior. Estudante Universitário. Educação EspecialResumo
Este artigo se propõe a apresentar a contribuição teórica do pesquisador e sociólogo francês Alain Coulon ao campo da Educação Superior contemporânea. O universo de investigação eleito por Coulon encontrou terreno fértil no âmbito da pesquisa científica brasileira, em momento de expansão e abertura da universidade pública a segmentos estudantis bem mais heterogêneos. Embora Coulon não tenha se dedicado, especificamente, à pesquisa da vida acadêmica do público da Educação Especial, sua abordagem sociológica nos permite compreender, por aproximação, a dinâmica da vida estudantil de universitários com deficiência em sua dimensão constitutiva. É nesse contexto, que o caráter descritivo e interpretativo de sua obra se destaca. Ao privilegiar aspectos subjetivos e simbólicos da cultura universitária, Coulon aponta para uma discussão inédita e de forte relevância para o estudo de temas contemporâneos complexos que surgem com a abertura da universidade para novos e desconhecidos públicos.Downloads
Referências
CABRAL, L. S. A. Políticas de ações afirmativas, pessoas com deficiência e o reconhecimento das identidades e diferenças no ensino superior brasileiro. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n. 57. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3364. Acesso em: 05 fev. 2019.
COULON, Alain. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Tradução de: Georgina Gonçalves dos Santos, Sônia Maria Rocha Sampaio. Salvador: EDUFBA, 2008.
COULON, Alain. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1239-1250, out./dez. 2017.
GLAT, Rosana. Inclusão total: mais uma utopia? Revista Integração, Brasília, ano 8, n. 20, p. 26-28, 1991.
GLAT, Rosana. Integração dos portadores de deficiências: uma questão psicossocial. Temas em Psicologia, n. 2, 89-94, 1995.
GOFFMAN. Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.
HAGUETTE, T. M. F. Metodologias qualitativas na sociologia. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
MATOS, Rosângela da Luz; SAMPAIO, Sônia Maria Rocha. A orientação acadêmica entre a disciplinaridade e a interdisciplinaridade. In: SANTOS, G. G.; SAMPAIO, S. M. R. (Org.). Observatório da vida estudantil: universidade, responsabilidade social e juventude. Salvador: EDUFBA, 2013.
MEDEIROS, Marcelo; DINIZ, Débora; BARBOSA, Lívia. Deficiência e igualdade: o desafio da proteção social. IN: DINIZ, Débora; MEDEIROS, Marcelo; BARBOSA, Lívia (Orgs.). Deficiência e igualdade. Brasília: Letras Livres, EdUnB, 2010.
OMOTE, Saldão. Estigma no tempo da inclusão. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.10, n.3, p.287-308, set/dez. 2004.
PAIVANDI, Saeed. Que significa o desempenho acadêmico dos estudantes? IN: SANTOS, G. G.; SAMPAIO, S. M. R.; CARVALHO, A. (Org.). Observatório da vida estudantil: avaliação e qualidade no ensino superior: Formar como e para que mundo? Salvador: EDUFBA, 2015.
SANTOS W, DINIZ D, PEREIRA N. Deficiência e perícia médica: os contornos do corpo. IN: DINIZ, Débora; MEDEIROS, Marcelo; BARBOSA, Lívia (Orgs.). Deficiência e igualdade. Brasília: Letras Livres, EdUnB, 2010.
SANTOS, Jaciete Barbosa. Preconceito e inclusão: trajetórias de estudantes com deficiência na universidade. 2013. 399 f. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2013.SILVA, LM.
SILVA, Lélia Custódio; SAMPAIO, Sonia Maria Rocha. A experiência estudantil no grupo de pesquisa. IN: SANTOS, G. G.; SAMPAIO, S. M. R. (Org.). Observatório da Vida Estudantil: universidade, responsabilidade social e juventude. Salvador: EDUFBA, 2013.
SOUZA, Verônica dos R. M; SANTOS, Antônio C. N. Inclusão, ensino e pesquisa na Universidade Federal de Sergipe. IN: MIRANDA, T.G; GALVÃO FILHO, T.A. (Org.). O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. – Salvador: EDUFBA, 2012.
SPOSITO, Marília Pontes; Bueno, Belmira Oliveira; TEIXEIRA, Ana Maria Freitas. Por uma sociologia dos etnométodos para compreender o mundo da educação: contribuições de Alain Coulon. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1253-1268, out./dez. 2017.
TEIXEIRA, Ana; COULON, Alain. Interiorização do ensino superior público e afiliação: e se eu conseguir uma vaga, como é que vai ser? IN: SANTOS, G. G.; SAMPAIO, S. M. R.; CARVALHO, A. (Org.). Observatório da Vida Estudantil: avaliação e qualidade no ensino superior: Formar como e para que mundo? Salvador: EDUFBA, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Momento - Diálogos em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.