AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.9427

Palavras-chave:

Educação Superior. Estudante Universitário. Educação Especial

Resumo

Este artigo se propõe a apresentar a contribuição teórica do pesquisador e sociólogo francês Alain Coulon ao campo da Educação Superior contemporânea. O universo de investigação eleito por Coulon encontrou terreno fértil no âmbito da pesquisa científica brasileira, em momento de expansão e abertura da universidade pública a segmentos estudantis bem mais heterogêneos. Embora Coulon não tenha se dedicado, especificamente, à pesquisa da vida acadêmica do público da Educação Especial, sua abordagem sociológica nos permite compreender, por aproximação, a dinâmica da vida estudantil de universitários com deficiência em sua dimensão constitutiva. É nesse contexto, que o caráter descritivo e interpretativo de sua obra se destaca. Ao privilegiar aspectos subjetivos e simbólicos da cultura universitária, Coulon aponta para uma discussão inédita e de forte relevância para o estudo de temas contemporâneos complexos que surgem com a abertura da universidade para novos e desconhecidos públicos.

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Biografia do Autor

gracy Kelly andrade pignata oliveira, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2017). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1999). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especias, cadastrado no CNPq. Membro da Comissão de Inclusão e Acessibilidade da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial na perspectiva inclusiva. Atualmente é pedagoga da Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Susana Couto Pimentel, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2007), mestrado em Educação Especial pela Universidade Estadual de Feira de Santana/BA em convênio com o Centro de Referência Latinoamericano para Educação Especial/Cuba (2002), Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1995) e Graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1988). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) onde ministra aulas na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social, além de desenvolver pesquisas na área de educação inclusiva e tecnologia assistiva. É autora do livro intitulado "Conviver com a Síndrome de Down em escola inclusiva", publicado pela Editora Vozes em 2012 e organizadora do livro "Universidade e Escola Básica na construção de práticas inclusivas", publicado pela editora da UFRB em 2013. Tem experiência na gestão acadêmica.

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Publicado

2020-12-03

Como Citar

oliveira, gracy K. andrade pignata, & Pimentel, S. C. (2020). AFILIAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma contribuição a partir dos estudos de Alain Coulon. Momento - Diálogos Em Educação, 29(2). https://doi.org/10.14295/momento.v29i2.9427

Edição

Seção

Artigos