Entraves e perspectivas à orientação de trabalho de conclusão de curso na educação a distância

Autores

  • Francisco Ricardo Miranda Pinto Universidade de Fortaleza; Centro Universitário INTA; Universidade Estadual Vale do Acaraú. http://orcid.org/0000-0003-0771-6266
  • Stela Lopes Soares Centro Universitário INTA
  • Carlos Antonio Bruno da Silva Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8255

Palavras-chave:

Orientação. Professor-Orientador. Educação a Distância.

Resumo

Aborda-se como núcleos centrais a Educação à Distância (EaD) e a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) nesta modalidade de ensino. O objetivo é refletir acerca dos entraves e perspectivas da orientação de TCC na EaD embasado na Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (1996). É um estudo de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso crítico-reflexivo realizado em Instituição de Ensino Superior (IES) da zona norte do Estado do Ceará. Percebe-se que as dificuldades neste formato são de origens diversas e que requerem do professor-orientador competências e habilidades para dinamizar os entraves sem que haja prejuízos ao acadêmico e à pesquisa. Considera-se a necessidade de efetivar maior rigor na produção técnica ao longo do curso no sentido de preparar o acadêmico ao processo de construção do TCC.

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Biografia do Autor

Francisco Ricardo Miranda Pinto, Universidade de Fortaleza; Centro Universitário INTA; Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Doutorando em Saúde Coletiva, Mestre em Saúde Coletiva, Especialista em Educação Pobreza e Desigualdade Social, Especialista em Coordenação Pedagógica, Especialista em Psicopedagogia, Bacharel em Enfermagem, Licenciado em Letras Português/Espanhol, Licenciado em Pedagogia. Docente do Curso de Pedagogia EaD do Centro Universitário INTA. Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú

Stela Lopes Soares, Centro Universitário INTA

Mestre em Ensino da Saúde; Graduada em Educação Física; Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário INTA - UNINTA

Carlos Antonio Bruno da Silva, Universidade de Fortaleza

Doutor em Ciências da Saúde; Mestre em Medicina (Clínica Médica); Graduado em Medicina; Docente da Universidade de Fortaleza.

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

Pinto, F. R. M., Soares, S. L., & Silva, C. A. B. da. (2019). Entraves e perspectivas à orientação de trabalho de conclusão de curso na educação a distância. Momento - Diálogos Em Educação, 28(3), 279–298. https://doi.org/10.14295/momento.v28i3.8255

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo