Pedagogia do arco-íris: reivindicações educativas do movimento LGBTT de Pernambuco
Palavras-chave:
Educação. LGBTT. Ausências. Emergências. Conferências.Resumo
Este trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa documental, através da técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 2001), desenvolvida a partir do documento fruto da II Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT) de Pernambuco. Esta Conferência aconteceu em Novembro de 2011, na cidade de Itamaracá, reuniu ativistas desse estado e se configurou como uma das etapas da II Conferência Nacional LGBTT. Analisamos o Caderno de Resoluções, suas características, estrutura, virtudes e fragilidades. Também focamos as prioridades na área da Educação apontadas pelo Movimento LGBTT no evento. As nossas conclusões apontam para lacunas e carências de políticas públicas efetivas LGBTT.Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Relógio D’água Editores, 2001.
BORRILO, Daniel. Homofobia: história e crítica de um preconceito. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
CARMONA, Andréa Moreira; PRADO, Marco Aurélio Máximo. O universal e o particular na política LGBT: tensões e diálogos na esfera pública. In: abrapso.org.br. Acesso em: 05/08/2013.
FARIA, Claudia Feres; SILVA, Viviane Petinelli; LINS, Isabella Lourenço. Conferências de políticas públicas: Um sistema integrado de participação e deliberação? Revista Brasileira de Ciência Política, nº7. Brasília, janeiro - abril de 2012, pp. 249-284.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber: São Paulo: Graal, 1988.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOHN, Maria da Glória. Conselhos gestores e participação
sociopolítica. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2011.
______. Movimentos Sociais e Educação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012. GONSALVES, Elisa Pereira. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. 3.ed. Campinas, SP: Alínea. 2003.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Homofobia nas Escolas: um problema de todos. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade Sexual na Educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação, Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.
LOURO, Guacira Lopes. Currículo, gênero e sexualidade – O “normal”, “o diferente” e o “excêntrico”. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: Um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
______. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
______. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
MELLO, Luiz; GROSSI, Miriam Pillar; UZIEL, Anna Paula. A Escola e @s Filh@s de Lésbicas e Gays: reflexões sobre conjugalidade e parentalidade no Brasil. In: JUNQUEIRA, Rogério Diniz (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009.
MORONI, José Antônio. O direito à participação no Governo Lula. Saúde em debate, Revista do centro Brasileiro de Estudos de Saúde, São Paulo, v. 1 (out./Nov./dez. 1976), p. 288, 2005.
PEREIRA, José Marias-. Curso de Administração Pública: Foco nas instituições e ações governamentais. São Paulo: Atlas, 2008.
PRADO, Marco Aurélio Máximo; MACHADO, Frederico Viana. Preconceito contra homossexualidades: A hierarquia da invisibilidade. São Paulo: Cortez, 2008.
SIMÕES, Júlio Assis; FACCHINI, Regina. Na Trilha do Arco-Íris: Do movimento homossexual ao LGBT. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2009.
TORRES, Marco Antonio. A diversidade sexual na educação e os direitos de cidadania LGBT na Escola. Belo Horizonte: Autêntica; Ouro Preto, MG: UFOP, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.