REDISTRIBUIÇÃO, RECONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO COMO EIXOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.17442

Palavras-chave:

Inclusão educacional, Direitos humanos, Justiça social, Pessoas com deficiência

Resumo

O artigo reflete sobre direito à educação, justiça social e democracia para pessoas com deficiência como um continuum, em relação aos três eixos de análise propostos por Nancy Fraser: redistribuição, reconhecimento e representação. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um ensaio teórico. Partindo do entendimento que o espaço educativo é o espaço privilegiado de inclusão social, onde a pessoa com deficiência que se encontra em processo de formação e desenvolvimento de seus níveis de escolaridade; é identificada, construída e projetada para consolidar a sua inclusão em outras áreas da vida, então, a inclusão educacional deve estar ligada à defesa da dignidade e da igualdade das pessoas; à tarefa de melhorar as condições dos estabelecimentos escolares, para que ofereçam maior participação e qualidade na aprendizagem; à promoção de atividades culturais e de representação e identidade comunitária, num esforço para reduzir a exclusão. No entanto, embora os critérios de equidade e inclusão estejam garantidos, a participação social e a qualidade da aprendizagem não o são (redistribuição). Por sua vez, a coexistência de um modelo de educação especial segregacionista com um modelo de educação regular impede o desenvolvimento de um sistema inclusivo e o reconhecimento de que a diversidade é um valor. Assim, não podemos orgulhar-nos de sermos democratas se não houver justiça social que reivindica todos os direitos humanos, incluindo o direito à educação (representação) para pessoas com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mónica Reyes, Universidad Multitécnica Profesional

Doctora en Educación por el Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Occidente (ITESO/ Becaria CONACyT). Maestra en Pedagogía por la Universidad de Colima (Becaria CONACyT). Profesora de pregrado y posgrados en educación en la Universidad Multitécnica Profesional (Colima, México). E-mail: monicarv0711@gmail.com.

Referências

BELAVI, Guillermina; MURILLO, F. Javier. Democracia y Justicia Social en las Escuelas: Dimensiones para Pensar y Mejorar la Práctica Educativa. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 18, n. 3, p. 5-28, 2020. Disponible en: https://doi.org/10.15366/reice2020.18.3.001. Consultado el: 18 jun. 2024.

CEPAL. Comunicado de prensa del 28 de abril de 2023. Disponible en: https://www.cepal.org/es/comunicados/america-latina-caribe-debera-acelerar-paso-lograr-cumplimiento-objetivos-desarrollo Consultado el: 18 jun. 2024.

CEPAL. Comunicado de prensa del 25 de enero de 2024. Disponible en: https://www.cepal.org/es/comunicados/comienza-reunion-ministerial-educacion-santiago-llamado-urgente-recuperar-reactivar. Consultado el: 18 jun. 2024.

FRASER, Nancy. Escalas de justicia. Barcelona: Herder, 2008a.

FRASER, Nancy. ¿Redistribución o reconocimiento? Un enfoque alternativo sobre la justicia. Madrid: Morata, 2008b.

GAITÁN, Lourdes. Redistribuição, reconhecimento e representação: uma leitura de Nancy Fraser com um olhar infantil. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 16, n. 40, p. 66-89, jul. /set. 2020.

HABERMAS, Jürgen. La lucha por el reconocimiento en el estado democrático de derecho. En: TAYLOR, Charles. El multiculturalismo y “la política del reconocimiento”. México: Fondo de Cultura Económica, 1999.

LLANOS, Alejandra. Gasto educativo desigual e inequitativo. CIEP, 29 de noviembre de 2022. Disponible en: https://ciep.mx/wp-content/uploads/2022/11/Gasto-educativo-Desigual-e-inequitativo.pdf. Consultado el: 18 jun. 2024.

MARCHESI, Álvaro; HERNÁNDEZ, Laura. Cinco Dimensiones Claves para Avanzar en la Inclusión Educativa en Latinoamérica. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, v. 13, n. 2, p. 45-56, 2019. Disponible en: https://dx.doi.org/10.4067/S0718-73782019000200045. Consultado el: 18 jun. 2024.

MÉXICO. Programa Sectorial de Educación 2020-2024, de 06 de julio de 2020. Diario Oficial de la Federación. Disponible en: https://www.gob.mx/cms/uploads/attachment/file/562380/Programa_Sectorial_de_Educaci_n_2020-2024.pdf. Consultado el: 18 jun. 2024.

MÉXICO. Decreto de 30 de septiembre de 2019. Decreto por el que se expide la Ley General de Educación y se abroga la Ley General de la Infraestructura Física Educativa. México, Cámara de Diputados, [2019]. Diario Oficial de la Federación. Disponible en: https://www.dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo=5573858&fecha=30/09/2019. Consultado el: 21 feb. 2024.

MÉXICO. Ley General de los Derechos de Niñas, Niños y Adolescentes (LGDNNA), de 04 de diciembre de 2014. Diario Oficial de la Federación. Disponible en: http://www.diputados.gob.mx/LeyesBiblio/pdf/LGDNNA_110121.pdf. Consultado el: 29 oct. 2023.

ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS. Declaración Universal de los Derechos Humanos. 1948, París, 217 (III). Art. 26. Disponible en: https://www.un.org/es/about-us/universal-declaration-of-human-rights. Consultado el: 06 feb. 2024.

ORGANIZACIÓN DE LAS NACIONES UNIDAS. Convención sobre la Eliminación de todas las Formas de Discriminación contra la Mujer, 1979. París. Disponible en: https://www.ohchr.org/Documents/ProfessionalInterest/cedaw_SP.pdf. Consultado el: 04 feb. 2024.

REYES, Mónica; KRAL, Karla. Análisis de las políticas educativas desde la perspectiva de la inclusión en México, 1988-2021. Espaço Pedagógico, v. 29, n. 1, p. 43-69, 2022. Disponible en: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/13116. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v29i1.13116. Consultado el: 18 jun. 2024.

REYES, Mónica. El papel de las USAER en la evaluación inclusiva. En: ROBLES, M.; JÁUREGUI, M.; MEDINA, M.; QUIJANO, G. (comps.). Investigación y Evaluación Educativa. Ideas que forman, experiencias que transforman CONIIEE I. Instituto Superior de Educación Normal del Estado de Colima, 2020, p. 584-598.

Downloads

Publicado

2024-07-18

Como Citar

Reyes, M. (2024). REDISTRIBUIÇÃO, RECONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO COMO EIXOS PARA A INCLUSÃO SOCIAL E EDUCACIONAL. Momento - Diálogos Em Educação, 33(2), 233–247. https://doi.org/10.14295/momento.v33i2.17442

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.