O DIÁLOGO NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS EM PROL DA EDUCAÇÃO

uma análise a partir das reflexões de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14173

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação e da Comunicação, Ensino pela Internet, Diálogo, Método Paulo Freire

Resumo

Dialogar não é simplesmente transmitir informação, só ocorre com o outro e exige uma transformação prática. A partir da Teoria da Ação Dialógica proposta por Freire (1987), este artigo objetiva compreender como as redes sociais digitais podem ser utilizadas para promover o diálogo em prol da educação. Contribuições teóricas como a organização da sociedade em redes (CASTELLS, 2020) e pesquisas acadêmicas sobre as aproximações entre as mídias digitais e a educação (GOMEZ, 2015) (MARTINO, 2015) também ajudaram a referenciar este estudo. Nele, foi utilizado como método a fenomenologia, em que foram analisadas trocas entre os usuários do Instagram diante do compartilhamento de conteúdo sobre pesquisa científica. Os resultados demonstraram que as interações estabelecidas no Instagram apresentam características do diálogo, mas não podem ser classificadas como uma ação dialógica. O problema, no entanto, não é da rede social digital, mas sim do uso que dela se faz.

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Referências

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Moretti Schneider, M. F., Sant’anna Ramos Vosgerau, D., & Fonseca Duarte Fernandes, L. . (2023). O DIÁLOGO NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS EM PROL DA EDUCAÇÃO : uma análise a partir das reflexões de Paulo Freire. Momento - Diálogos Em Educação, 32(01), 215–238. https://doi.org/10.14295/momento.v32i01.14173