FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR POR MEIO DA PESQUISA NO ENSINO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

percepções de licenciandos em ciências da natureza.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14143

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Interdisciplinaridade; Sequência Didática; Formação Docente.

Resumo

A formação de professores de Ciências leva em consideração uma série de fatores que vão
desde aspectos pessoais e culturais até aspectos sociais e econômicos. Além disso, quando se pensa numa formação interdisciplinar, o processo torna-se ainda mais complexo, tendo em vista que existem poucas investigações sobre essa temática. No entanto, estudos mostram que trabalhar a pesquisa no ensino, com o uso de Sequências Didáticas Interdisciplinares (SDI), pode contribuir para a formação docente voltada para a interdisciplinaridade. Com base nessa perspectiva, objetivou-se investigar, segundo as percepções de residentes pedagógicos em Ciências da Natureza, as contribuições de uma experiência formativa envolvendo pesquisa no ensino e práticas interdisciplinares para a formação interdisciplinar. Neste trabalho qualitativo foi utilizado o paradigma da fenomenologia para investigar as percepções e as experiências dos participantes, obtidas por meio de questionários e de relatos de experiências e depois analisadas por meio da análise de conteúdos de Bardin. Os resultados mostraram que os residentes compreendem a interdisciplinaridade, conforme autores como Fazenda (2011), Melo (2015), Shaw (2019), dentre outros que fundamentam este estudo, bem como a relacionam com a pesquisa no ensino e com a utilização de SDI. Ainda, todos concordam que tais ferramentas contribuem para a reflexão e para a melhoria de sua própria prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Maycon dos Santos Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Licenciando em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. 

Gisele Soares Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale São Francisco (UNIVASF)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Líder do Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências da UNIVASF. 

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Publicado

2022-11-26

Como Citar

dos Santos Souza, M., & Soares Lemos Shaw, G. . (2022). FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR POR MEIO DA PESQUISA NO ENSINO NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: percepções de licenciandos em ciências da natureza. Momento - Diálogos Em Educação, 31(03), 317–341. https://doi.org/10.14295/momento.v31i03.14143

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