BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA

considerações a partir da Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

  • Julia Malanchen Unioeste
  • Debora Cristine Trindade Unioeste
  • Rafaela Cristina Johann Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Campus Foz do Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13095

Resumo

Este estudo tem como fundamentação a perspectiva dialética e materialista da Pedagogia Histórico-Crítica, delineando as concepções de homem, educação e currículo como bases teóricas para as análises desenvolvidas ao longo do texto. Nessa direção, os objetivos dessa proposta são: analisar os fundamentos teóricos da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica – BNCC (BRASIL, 2017 e 2018a) e, concomitantemente, compreender os interesses políticos que direcionam a Reforma do Ensino Médio aprovada em 2018 (BRASIL, 2018b). Na continuidade, este trabalho dedica-se a desvelar a ideologia e os interesses que perpassam a formulação de uma BNCC alicerçada na Pedagogia das Competências, a qual tem como principais patrocinadores diversos grupos do sistema privado. Para compreender essa articulação, foram analisados os documentos oficiais divulgados pelo governo federal, bem como a produção científica referente ao tema da reforma e BNCC apresentada em livros, artigos, dissertações e teses. Essas análises levaram à hipótese de que a formação proferida aos indivíduos a partir da atual reforma e BNCC mostra-se mais como adestramento de habilidades e esvaziamento de conteúdos, distante, portanto, de objetivar a formação integral dos indivíduos. Desse modo, destacamos durante este trabalho alguns elementos que estão sendo encaminhados para as escolas, enquanto políticas de implementação da nova BNCC e da Reforma do Ensino Médio em tempos de pandemia e ensino remoto. Com efeito, discutimos a definição da Pedagogia Histórico-Crítica sobre a formação de indivíduos, refletindo sobre a necessidade de uma organização curricular que caminhe em rumos completamente opostos ao proposto nos documentos oficiais. 

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Biografia do Autor

Julia Malanchen, Unioeste

Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara (2014). Pós-doutorado em Educação e Currículo no Institute of Education University College London em Londres no Reino Unido (2017-2018). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Cascavel, é mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC na linha de Educação, História e Política. Atualmente é professora Adjunta no Centro de Educação, Letras e Saúde e no Programa de Pós-Graduação em Ensino na UNIOESTE/Campus de Foz do Iguaçu, PR. Membro do grupo de pesquisa ?Estudos Marxistas em Educação? da UNESP/ Araraquara e do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil GT da Região Oeste do Paraná HISTEDOPR na Unioeste. Tem experiência na área de Educação, como professora e coordenadora pedagógica na Educação Básica. Coordenou o processo de elaboração do currículo para a Rede Pública municipal de Ensino de Cascavel nos anos de 2006 a 2008. Tem desenvolvido projetos de pesquisa, extensão e formação continuada, publicado artigos e livros sobre: Politicas nacionais de formação de professores, políticas curriculares, Currículo escolar, teoria do currículo e teorias pedagógicas e pedagogia histórico-crítica. É autora dos livros: Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica (2016) e Políticas nacionais de formação de professores a distância: uma análise crítica (2015). Contribuiu também na organização de outros livros: Pedagogia Histórico-crítica, Educação e Revolução: 100 anos da Revolução Russa (2017) e O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da pedagógica histórico-crítica (2016). A pedagogia Histórico-critica, as politicas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular (2020).

Debora Cristine Trindade, Unioeste

Atua como professora pedagoga da Educação Básica na rede estadual de ensino do Paraná. Mestre em ensino (PPGEn) Unioeste/Foz do Iguaçu e doutoranda no Programa de pós-graduação em educação Unioeste/Cascavel. Integrante do grupo de pesquisa HISTEDOPR/Unioeste.

Rafaela Cristina Johann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Campus Foz do Iguaçu

Atua como professora da Educação Infantil da rede pública municipal de ensino de Foz do Iguaçu-PR. Pedagoga, com Pós-Graduação Lato-Sensu em Educação Infantil e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e integrante do HISTEDOPR/Unioeste.

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Publicado

2021-08-05

Como Citar

Malanchen, J., Trindade, D. C. ., & Johann, R. C. . (2021). BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA: considerações a partir da Pedagogia Histórico-Crítica . Momento - Diálogos Em Educação, 30(01). https://doi.org/10.14295/momento.v30i01.13095