PROJETO DIREITOS HUMANOS E IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM JOVENS NA CIDADE DE BOA VISTA-RR

Autores

  • Gilmara Pinheiro de Andrade Universidade Federal do Amazonas - UFAM (Doutoranda em Antropologia Social)

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17451

Resumo

Esse artigo foi desenvolvido para demonstrar a relevância da inserção das discussões de gênero no ambiente escolar, principalmente para o enfrentamento da violência doméstica contra as mulheres. Apresento o processo de desenvolvimento e aplicação de um projeto com jovens do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Boa Vista-RR. Os resultados obtidos com o projeto evidenciam que a implementação de práticas educativas voltadas para proporcionar reflexões sobre os papéis de gênero, são fundamentais para a redução das desigualdades entre as pessoas, e dos preconceitos existentes nos diversos contextos sociais, inclusive o migratório, que por meio de relatos dos alunos foi identificado casos de xenofobia na escola, e violência doméstica contra mulheres venezuelanas. O projeto é também uma contribuição na mobilização de novas políticas emergentes da sociedade civil organizada, que visem promover mudanças significativas em relação aos diversos problemas presentes em nosso viver cotidiano. 

 

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Biografia do Autor

Gilmara Pinheiro de Andrade, Universidade Federal do Amazonas - UFAM (Doutoranda em Antropologia Social)

DOUTORANDA em ANTROPOLOGIA SOCIAL pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2023). Mestra em SEGURANÇA PÚBLICA, DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA - UERR (2020). Especialista em HISTÓRIA DA AMAZÔNIA - UERR (2019). Graduada em SEGURANÇA PÚBLICA pela Universidade Estadual de Roraima - UERR (2018). Professora de Segurança Pública e Direito na Universidade Estadual de Roraima (2020-2022). Pesquisadora atuante nas seguintes áreas: Violência Psicológica, Relações de Gênero e Sexualidade, Violência doméstica no contexto intrafamiliar e contra mulheres, Políticas Públicas, Direitos Humanos, Masculinidades. Coordenadora do Projeto "Direitos Humanos e Igualdade de Gênero na Escola" para estudantes do Ensino Médio. Coordenadora do Projeto "Diálogos sobre Masculinidades". Participou do Grupo de Estudos Gênero e Culturas (GENC) do Instituto Federal de Roraima/IFRR em 2021-2022. Aluna especial das disciplinas: Tópicos Especiais em Direito, Cultura e Relações Sociais/ Modelos Alternativos de Intervenção Penal, oferecidas pelo PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Universidade Federal da Bahia -UFBA no semestre letivo 2022.1. Premiada com o 'Selo Mulheres Seguras' do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) edição 2023.

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Publicado

12-08-2024

Como Citar

Pinheiro de Andrade, G. (2024). PROJETO DIREITOS HUMANOS E IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM JOVENS NA CIDADE DE BOA VISTA-RR. Diversidade E Educação, 12(1), 880–899. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17451

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner