PROJETO DIREITOS HUMANOS E IGUALDADE DE GÊNERO NA ESCOLA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM JOVENS NA CIDADE DE BOA VISTA-RR
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17451Resumo
Esse artigo foi desenvolvido para demonstrar a relevância da inserção das discussões de gênero no ambiente escolar, principalmente para o enfrentamento da violência doméstica contra as mulheres. Apresento o processo de desenvolvimento e aplicação de um projeto com jovens do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de Boa Vista-RR. Os resultados obtidos com o projeto evidenciam que a implementação de práticas educativas voltadas para proporcionar reflexões sobre os papéis de gênero, são fundamentais para a redução das desigualdades entre as pessoas, e dos preconceitos existentes nos diversos contextos sociais, inclusive o migratório, que por meio de relatos dos alunos foi identificado casos de xenofobia na escola, e violência doméstica contra mulheres venezuelanas. O projeto é também uma contribuição na mobilização de novas políticas emergentes da sociedade civil organizada, que visem promover mudanças significativas em relação aos diversos problemas presentes em nosso viver cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.