“PARECE QUE EU TENHO DUAS IDENTIDADES, E É LINDO! IDENTIDADE SURDA E LGBT! EU SINTO ORGULHO”!
LÍNGUA DE SINAIS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA COMUNIDADE SURDA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17400Resumo
Inserido em uma comunidade surda em um contexto territorial fortemente religioso, em Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, um jovem vivencia a dupla experiência de ser surdo e gay. Apesar de diferentes barreiras enfrentadas, consegue rompê-las em um processo de compreensão de sua sexualidade. Interessante, a história desse sujeito levou ao desenvolvimento deste estudo, que tem como objetivo refletir sobre as vivências de um sujeito surdo e LGBTQIAPN+ na referida cidade. A metodologia se baseou na abordagem qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada como técnica de pesquisa. Os principais resultados apontam que sem acesso às informações em língua de sinais, o sujeito surdo buscou nas redes sociais e junto às comunidades surdas fora de seu território, visto que a de Juazeiro do Norte se mostrou hostil por questões religiosas, entender a sua sexualidade, conseguindo romper com silenciamentos, aceitando a sua identidade gay, e vivenciando-a atrelada à sua identidade surda.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.