“PARECE QUE EU TENHO DUAS IDENTIDADES, E É LINDO! IDENTIDADE SURDA E LGBT! EU SINTO ORGULHO”!

LÍNGUA DE SINAIS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA COMUNIDADE SURDA

Autores

  • Cícera Patrine Cunha Flôr Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Rômulo de Lima Sousa Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Lucas Romário Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17400

Resumo

Inserido em uma comunidade surda em um contexto territorial fortemente religioso, em Juazeiro do Norte, na região do Cariri cearense, um jovem vivencia a dupla experiência de ser surdo e gay. Apesar de diferentes barreiras enfrentadas, consegue rompê-las em um processo de compreensão de sua sexualidade. Interessante, a história desse sujeito levou ao desenvolvimento deste estudo, que tem como objetivo refletir sobre as vivências de um sujeito surdo e LGBTQIAPN+ na referida cidade. A metodologia se baseou na abordagem qualitativa, utilizando a entrevista semiestruturada como técnica de pesquisa. Os principais resultados apontam que sem acesso às informações em língua de sinais, o sujeito surdo buscou nas redes sociais e junto às comunidades surdas fora de seu território, visto que a de Juazeiro do Norte se mostrou hostil por questões religiosas, entender a sua sexualidade, conseguindo romper com silenciamentos, aceitando a sua identidade gay, e vivenciando-a atrelada à sua identidade surda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rômulo de Lima Sousa, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal do Ceará. Professor do Curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Lucas Romário, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Cunha Flôr, C. P., Sousa, R. de L., & Romário, L. (2024). “PARECE QUE EU TENHO DUAS IDENTIDADES, E É LINDO! IDENTIDADE SURDA E LGBT! EU SINTO ORGULHO”! : LÍNGUA DE SINAIS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA COMUNIDADE SURDA. Diversidade E Educação, 12(1), 348–370. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17400

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner