SAÚDE MENTAL E VIVÊNCIAS FORA DOS BINARISMOS DE GÊNERO ENTRE JOVENS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17390

Resumo

O estudo explora vivências fora dos binarismos entre graduandos dentro e fora do ambiente universitário, junto a dimensões subjetivas acerca de suas construções identitárias, como determinantes de saúde mental. Partindo de perspectivas queer-psicanalíticas, fez-se uso de entrevistas informadas pelo método FANI, analisadas com base em teorias objeto-relacionais. Justificou-se o recorte populacional pela vulnerabilidade psicossocial de jovens estudantes minoritários e da população não-binária em geral. Obteve-se que, em geral, as universidades são ambientes seguros para a exploração dessas identidades, face aos demais. O encontro de uma comunidade aceitadora promoveu melhoras na relação com a própria identidade, reduzindo ansiedades internalizadas. Foram relatados episódios positivos e negativos com as políticas inclusivas, mas em geral se sentiram contemplados pelas existentes. O estudo contribui para a formulação de novas políticas inclusivas e amplia a literatura nas áreas da saúde mental, educação, diversidade e psicanálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Pereira de Souza, Universidade Federal de São Carlos

Estudante de Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2020). Desenvolveu, no Núcleo de Estudos e Pesquisas Psicossociais de São Carlos (NEPPSC), a pesquisa de monografia, entitulada "Perspectivas Psicanalíticas sobre Saúde Mental na Graduação e a Exploração de Identidades Fora dos Binarismos de Gênero". Possui interesse nas áreas de psicanálise e relações objetais, gênero, teoria queer, transidentidades, não-binariedade, juventude e saúde mental.

Taís Bleicher, Universidade Federal de São Carlos

Professora do departamento de Psicologia e do programa de pós graduação em Gestão Clínica, ambos da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Graduada em Psicologia, mestre em Psicologia Clínica e Cultura, doutora em Saúde Coletiva.

Breno de Castro Diniz, Universidade Federal de São Carlos

Estudante de Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2022). Foi estagiário no projeto "Entrevistas clínicas iniciais em Psicanálise", vinculado ao Serviço Escola em Psicologia (SEPsi) do Departamento de Psicologia, em 2023. Atualmente estagia no projeto Psicologia, Políticas Públicas e Movimentos Sociais.

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Pereira de Souza, V., Bleicher, T., & de Castro Diniz, B. (2024). SAÚDE MENTAL E VIVÊNCIAS FORA DOS BINARISMOS DE GÊNERO ENTRE JOVENS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Diversidade E Educação, 12(1), 296–321. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17390

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner