MAPEANDO CONHECIMENTOS E REALIZANDO ETNOGRAFIAS

GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA EM PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17361

Resumo

Este trabalho oferece uma análise teórica da interseção entre estudos culturais, gênero, sexualidade, educação e cibercultura, ressaltando a importância de uma abordagem multidisciplinar. Os estudos culturais são apresentados como fundamentais para compreender a produção de significados na sociedade contemporânea, especialmente em relação a gênero e sexualidade. Uma revisão a partir de um estado do conhecimento revela uma preocupação crescente com essas temáticas na academia, com uma variedade de abordagens e metodologias. Explora-se também o ensino sobre gênero e sexualidade em espaços virtuais, por meio de uma etnografia virtual e utilizando o Facebook como principal plataforma de análise, evidenciando a complexidade das discussões, incluindo grupos de direitos humanos e religiosos, com destaque para as tensões dentro da comunidade LGBTI+. Em conclusão, o estudo contribui para uma compreensão mais profunda das dinâmicas de ensino e aprendizagem sobre esses temas nas redes sociais, enfatizando a necessidade de promover um diálogo inclusivo e informado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldo Cativo da Silva Filho, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED - UEPA) [2024-2028] Mestre em Educação (PPGED-UEPA) [2021]. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade da Amazônia (UNAMA) [2018] Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA) [2015].Membro Associado e Professor colaborador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Discurso, Diversidade e Sexualidade (GEPEDIDS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 2016 Possui experiência em Educação informal, educação do ensino superior, formação de professores e desenvolvimento de práticas pedagógicas com jovens e adolescentes do Ensino Médio. Além disso é membro do grupo Juventude, Educação, Gênero, Sexualidade e Sociabilidades (JEDS) da UEPA. Dedica-se ao estudo de assuntos voltados à Formação de Professores, com interesses de pesquisa nas áreas de Gênero, Sexualidade, Tecnologia, Redes Sociais, Juventude, Inclusão e Diversidade, voltados ao campo da Educação.

Lucélia de Moraes Braga Bassalo, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação pela UNB - Universidade de Brasília (2012), Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (1999). Professora Adjunto da Universidade do Estado do Pará - UEPA. Profa do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará - PPGED/UEPA e vinculada ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais - DFCS/UEPA. Realizou estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É Membro da rede International Research Network Documentary Method (https://www.hsu-hh.de/geiso/forschungsnetzwerk-dokumentarische-methode-mitglieder). Membro do Comitê Científico do GT 23 - Gênero, Sexualidade e Educação, da ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Membro do Conselho Estadual da Diversidade Sexual - CEDS, como conselheira institucional - UEPA. É coordenadora regional do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação Norte Nordeste - FEPAE NNE (2022-2024) e é editora da Revista Cocar, periódico ligado ao PPGED/UEPA. Seus estudos e pesquisas se inscrevem no campo dos estudos sociológicos da educação voltando-se, nos últimos anos, principalmente para os seguintes temas: Educação, Gênero e Sexualidade, Juventude, relações de Gênero e Feminismo, Juventude e processos educativos em ambientes virtuais e espaços não formais, Juventude, Ensino Médio e Projetos de Vida com ênfase na Pesquisa Qualitativa Reconstrutiva e no Método Documentário. É coordenadora do JEDS - Grupo de Pesquisa sobre Juventude, Educação e Sociabilidades, sediado na UEPA e membro do GERAJU - Grupo de Pesquisa sobre Gerações e Juventude, sediado na FE/UnB.

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Cativo da Silva Filho, A., & de Moraes Braga Bassalo, L. (2024). MAPEANDO CONHECIMENTOS E REALIZANDO ETNOGRAFIAS: GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA EM PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR. Diversidade E Educação, 12(1), 854–879. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17361

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner