MAPEANDO CONHECIMENTOS E REALIZANDO ETNOGRAFIAS
GÊNERO, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO E CIBERCULTURA EM PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17361Resumo
Este trabalho oferece uma análise teórica da interseção entre estudos culturais, gênero, sexualidade, educação e cibercultura, ressaltando a importância de uma abordagem multidisciplinar. Os estudos culturais são apresentados como fundamentais para compreender a produção de significados na sociedade contemporânea, especialmente em relação a gênero e sexualidade. Uma revisão a partir de um estado do conhecimento revela uma preocupação crescente com essas temáticas na academia, com uma variedade de abordagens e metodologias. Explora-se também o ensino sobre gênero e sexualidade em espaços virtuais, por meio de uma etnografia virtual e utilizando o Facebook como principal plataforma de análise, evidenciando a complexidade das discussões, incluindo grupos de direitos humanos e religiosos, com destaque para as tensões dentro da comunidade LGBTI+. Em conclusão, o estudo contribui para uma compreensão mais profunda das dinâmicas de ensino e aprendizagem sobre esses temas nas redes sociais, enfatizando a necessidade de promover um diálogo inclusivo e informado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.