CONEXÕES LIBERDADE DE ENSINAR, DEMOCRACIA E CULTURAS JUVENIS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17267Resumo
O artigo, a partir de análise documental, analisa a liberdade de ensinar, princípio da Constituição Federal de 1988, a partir de elementos de sua história, no ordenamento constitucional brasileiro e estabelecem-se comparações com a organização da liberdade de ensinar em outros países. Examinam-se as conexões entre a liberdade de ensinar, mais própria da docência e a liberdade de aprender, pensada na ótica das culturas juvenis. A partir de dados de projetos de pesquisa, exalta-se a cultura escolar como contexto onde se aprende a reconhecer como se produz a diferença, em meio a relações de poder, resistência e valorização da diversidade e ainda, considerações em torno do diálogo entre liberdade de ensinar e demandas das culturas juvenis. Encerramos ressaltando a liberdade de ensinar, aprender e a educação democrática ferramentas para a produção de ambientes de plenos de aprendizado e conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.