CURSO DIVERSIDADE, GÊNERO E SEXUALIDADE: COMO ABORDAR EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE NA ESCOLA?

Autores

  • Daniela Oliveira Ramos dos Passos
  • Antônio Rodrigues Neto
  • Juliana Cristina Martins de Souza

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16969

Resumo

Este artigo é fruto das discussões ocorridas no âmbito do Curso Diversidade, gênero e sexualidade, ofertado em parceria com a Rede Mineira de Pesquisa em Educação, Saúde e Tecnologias. A abordagem teórica-conceitual de Educação em Sexualidade utilizada como base para o Curso foi a proposta pela UNESCO, que compreende a sexualidade de forma abrangente, possibilitando discussões mais amplas tais como: gênero e suas intersecções com outros marcadores sociais hierarquizantes como trabalho e classe; relações étnico-raciais; relações entre educação, práxis pedagógicas e sexualidade humana e as representações dos feminismos na contemporaneidade, dentre outras, apresentadas na primeira parte deste texto.  Em seguida, apresentamos a estrutura curricular do Curso e os relatos de experiências das/os professoras/es cursistas, retirados do Memorial utilizado como atividade final do curso. As reflexões feitas pelas/os cursistas nos permitiram perceber que educar para a diversidade ainda é um desafio que deve ser superado com a formação permanente de professoras/es.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Oliveira Ramos dos Passos

Professora na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE / CBH / UEMG). Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu - Educação e Formação Humana - PPGE/FaE-UEMG. Coordenadora do Núcleo Tessituras de nós: núcleo de estudos, pesquisa e extensão em gênero, sexualidade e educação (Tessitura de nós/UEMG). Além de integrar o Grupo de Pesquisa em História dos Processos Educadores (GPHPE/FaE/UFMG) e o Núcleo História da Educação (NEPHE/UEMG). Membro do corpo editorial da Revista Educação em Foco (PPGE / FaE / UEMG). Pós-Doutoranda em Educação pela FaE/UFMG sob a supervisão da profa. Dra Cynthia Greive Veiga. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Possui Mestrado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2011). Graduação em História (licenciatura plena) pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo (2006). Tem experiência nas áreas de História, Sociologia e Educação. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: História - Mundos do trabalho e História das Mulheres - Teoria Sociológica, Educação e Gênero.

Antônio Rodrigues Neto

Doutorando em Direitos Humanos pela FD-USP. Mestre e bacharel em Direitos Humanos pela UFMS. Professor da UEMG na Faculdade de Políticas Públicas e Gestão de Negócios "Tancredo Neves". Lattes: http://lattes.cnpq.br/5426468815726871.

Juliana Cristina Martins de Souza

Mestre em Educação e Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Estado de Minas Gerais e, Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. 

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Passos, D. O. R. dos, Neto, A. R., & Souza, J. C. M. de. (2024). CURSO DIVERSIDADE, GÊNERO E SEXUALIDADE: COMO ABORDAR EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE NA ESCOLA? . Diversidade E Educação, 12(1), 1287–1310. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16969