INVESTIGAÇÕES HISTÓRICAS E ESCOLARIZADAS DOS ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA DANÇA
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16817Resumo
Neste ensaio, visamos compreender os aspectos socioculturais que significam a dança enquanto produto(ra) das dimensões de gênero e sexualidade. Para isso, ancoramos nos debates da tradição das técnicas corporais, na historicidade do ballet e no processo de escolarização da dança e da Educação Física, os quais permitiram: a identificação das influências culturais e sociais na gerência de modelos de corpos e comportamentos, na concepção do ballet e na compreensão da dança enquanto acessório do processo de escolarização da Educação Física. Estes três significantes socioculturais, lançaram possibilidades para entender a normatização da dança como (predominantemente) feminina e/ou atividade de homem homossexual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.