O TRABALHO DOCENTE E AS QUESTÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS NO NORTE DE MINAS GERAIS

Autores

  • Amanda Emanuele Pereira Gonçalves Universidade Estadual de Montes Claros
  • Carla Chagas Ramalho Universidade Estadual de Montes Claros https://orcid.org/0000-0002-6263-2498
  • José de Andrade Matos Sobrinho Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11247

Resumo

O gênero e suas expressões ocorrem através de construções sociais em diversos espaços, incluído a escola. Com este entendimento, esta pesquisa teve como objetivo analisar como professoras(es) de Educação Física encaram as estruturas de gênero no contexto das suas aulas no Ensino Médio, em três escolas do norte de Minas Gerais. Utilizamos como metodologia a observação livre e a entrevista semi-estruturada. Categorizamos o resultado em cinco campos: Gênero e sexo biológico; Desigualdade de gênero na sociedade; Desigualdade de gênero nas aulas de Educação Física; Gênero como conteúdo nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e Aulas mistas ou co-educativas. Concluímos que se os(as) professores(as) não trabalharem com um olhar crítico em relação às questões de gênero, suas aulas são capazes de gerar e reforçar desigualdades que colocam homens e mulheres em posições diferentes socialmente. Assim, compreendemos como o trabalho docente deve ser permeado por debates críticos sobre gênero.

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Biografia do Autor

Amanda Emanuele Pereira Gonçalves, Universidade Estadual de Montes Claros

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros.

Professora da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais. 

Carla Chagas Ramalho, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Educação pela Universida Federal do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros 

José de Andrade Matos Sobrinho, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Professor do Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros. 

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Publicado

16-08-2020

Como Citar

Gonçalves, A. E. P., Ramalho, C. C., & Matos Sobrinho, J. de A. (2020). O TRABALHO DOCENTE E AS QUESTÕES DE GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS NO NORTE DE MINAS GERAIS. Diversidade E Educação, 8(1), 96–126. https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11247

Edição

Seção

Dossiê: Gênero, sexualidade e trabalho docente