Preservação do material bibliográfico da biblioteca Hugo Dantas da Silveira - Universidade Federal do Rio Grande – FURG
DOI:
https://doi.org/10.14295/biblos.v32i1.8286Palavras-chave:
Biblioteca Universitária, Preservação, Material bibliográficoResumo
As bibliotecas universitárias têm papel relevante no processo ensino/aprendizagem de toda comunidade, pois relaciona-se diretamente com o estudo e a pesquisa, assim como atua nos processos sociais ao ser responsável pela disseminação do conhecimento produzido em todas as áreas do saber. Neste pensar, busca-se discutir a relevância de alguns processos adotados pela Biblioteca Hugo Dantas da Silveira da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, para preservar os materiais do acervo corrente, uma vez que se torna necessário preservar e conservar seu acervo visando a vida útil e o uso coletivo desses materiais. Após a constatação dos materiais bibliográficos devolvidos em péssimo estado de conservação, verificou-se a necessidade de realizar ações educativas com o intuito de minimizar esta prática, sensibilizando os usuários que utilizam os produtos da biblioteca. Demonstra-se que processos de preservação são responsabilidade tanto da unidade de informação e seus profissionais quanto do usuário. Para debater o assunto foram utilizados os materiais devolvidos pelos usuários em péssimo estado de uso, colaborando com o entendimento que é preciso educar para preservar. Foram criados marca páginas sobre o assunto e exposições na biblioteca sobre materiais bibliográficos danificados. Espera-se que essas ações impactem positivamente na redução de danos a coleção desta biblioteca.
Downloads
Referências
ANDRADE, Inaya Gomes de et al. Estímulo à conservação e preservação do material bibliográfico: relato de experiência. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 145-154, jun. 2012. ISSN 1678-765X. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1901>. Acesso em: 18 jun. 2018.
ANTUNES, Margaret Alves. Pequenos reparos em material bibliográfico. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2010.Disponível: https://spleituras.org.br/wp-content/uploads/2015/06/NOTAS-DE-BIBLIOTECA-N-2.pdf Acesso em: 18 jun. 2018.
CASSARES, Norma C. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado e imprensa oficial, 2000.
CORADI, J.P.; STEINDEL, G.E. Técnicas básicas de conservação e preservação de acervos bibliográficos. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.13, n.2, p.347-363, 2008. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/viewFile/588/693 Acesso em:04 jul. 2018.
FONSECA, Edson Nery da. Introdução à Biblioteconomia. São Paulo: Pioneira, 2007.
MÁRSICO, Maria Aparecida de Vries. Noções básicas de conservação de livros e documentos. [EM LINHA]. [CONSULT. EM 08 Jan. 2009]. DISPONÍVEL em: www.biblioteca.ufla.br/site/index.php/downloads/doc_download/7-nocoes-basicas-de-conservacao-de-livros-e-documentos Acesso em: 24 jun. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 BIBLOS
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a BIBLOS.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.