Modelagem de Processos em Bibliotecas Universitárias: aplicações em serviços de atendimento

Autores

  • Arnaldo Alves Ferreira Júnior Universidade Federal de Goiás
  • Antonio Pedro Castro Mota Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v32i2.7957

Palavras-chave:

Gestão por Processos, Gestão de Processos, Bibliotecas Universitárias, Serviços de Atendimento.

Resumo

A pesquisa tem por objetivo analisar os processos dos serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas/SIBI, da Universidade Federal de Goiás/UFG, especificamente, o serviço de quitação de multas e o de empréstimos entre bibliotecas. Faz-se revisão de literatura contextualizando a pesquisa e abordando os principais conceitos pertinentes. A metodologia adotada é classificada como de natureza aplicada, pois tem como objetivo gerar conhecimentos para auxiliar a solução de problemas específicos. A análise completa foi desenvolvida por meio da identificação, mapeamento e modelagem dos processos citados. Conclui-se, a partir destas considerações, que a gestão por processos é de fundamental importância na gestão de qualquer organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Alves Ferreira Júnior, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Ciência da Informação. Professor Adjunto do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal de Goiás

Antonio Pedro Castro Mota, Universidade Federal de Goiás

Bacharel em Gestão da Informação, Analista de Estratégia da Hypera Pharma - GO.

Referências

ALMEIDA, Jaine Franciele de et al. APLICAÇÃO DA METODOLOGIA MASP AO PROCESSO DE ALTERAÇÃO TÉCNICA DE PRODUTOS EM UMA INDÚSTRIA DE MÉDIO PORTE. Enep, Paraná, p.1-18, 2014.

ANJOS, Maylta Brandão dos. Ensino, Pesquisa e Extensão: Reflexões em instituições de ensino e instituições de trabalho. Rio de Janeiro: Agenda Dinâmica Gráfica e Editora, 2016.

ASSOCIATION OF BUSINESS PROCESS MANAGEMENT PROFESSIONALS. BPM CBOK: guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento ABPMP BPM CBOK V3.0. Brasil, 2013.

ASSOCIATION OF BUSINESS PROCESS MANAGEMENT PROFESSIONALS. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK) Versão 2.0. Brasil, 2009.

BARROS, RJMD et al. Manual de gestão por processos: Secretaria Jurídica e de Documentação Escritório de Processos Organizacionais do MPF. BRASÍLIA: [sn], 2013.

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: Como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 3ª ed. São Paulo: Editora Senac, 2003. 415 p.

Conselho Nacional do Ministério Público. Metodologia De Gestão de Processos. 1 ed. Goiânia, 2016.

DANTAS, Marcus Leal. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: UMA ABORDAGEM FOCADA EM GESTÃO DE RISCOS. Pernambuco: Livro Rápido, 2011.

DAVENPORT, Thomas H. Ecologia da informação: POR QUE SÓ A TECNOLOGIA NÃO BASTA PARA O SUCESSO NA ERA DA INFORMAÇÃO. 6ª ed. São Paulo: Editora Futura, 1998. 316 p.

FALCÃO JÚNIOR, Marcos Antônio Gomes; SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dos. A gestão de processos na análise das atividades de seleções públicas simplificadas: estudo de caso em uma prefeitura. Revista de Gestão e Tecnologia, Florianópolis, v. 6, n. 2, p.1-14, 2016.

LIMA, Maria Alice Dias Da Silva; ALMEIDA, Maria Cecília Puntel De; LIMA, Cristiane Cauduro. A UTILIZAÇÃO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E DA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA NA PESQUISA EM ENFERMAGEM. R. gaúcha Enferm, Porto Alegre, v. 20, p. 1-13, sd.

MOREIRA, Maria José Belém Martins; MINGATTO, Karina; DRUKER, Marcel. BUSINESS PROCESS MANAGEMENT PLUG & PLAY. Excelência em Gestão, Rio de Janeiro, p.1-10, 2010.

PAIM, R. et al. O QUE SÃO BPMS: SISTEMAS DE SUPORTE ÀS TAREFAS PARA GESTÃO DE PROCESSOS. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, mai./ago. 2011.

PAVANI JUNIOR, Orlando. Mapeamento e gestão por processos - BPM: (Business Process Management). São Paulo: M. Books do Brasil, 2011. 376 p., il. Inclui bibliografia. ISBN 9788576801030 (Broch.).

REIS, Margarida Maria de Oliveira; BLATTMANN, Ursula. GESTÃO DE PROCESSOS EM BIBLIOTECAS. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 1, n. 2, p.1-17, 2004.

ROCHA, Eliana da Conceição; GOMES, Suely Henrique de A. Gestão da qualidade em unidades de informação. Ci. Inf., Brasília, maio/ago.1993, p. 142-152.

ROZADOS, Helen Beatriz Frota. A informação científica e tecnológica e os serviços de informação. Inf. e Soc.: est., João Pessoa, jan./jun. 2006, v. 16, n.11, p. 49-62.

SILVA, Fabiano Couto Corrêa da; SCHONS, Claudio Henrique; RADOS, Gregório Jean Varvakis. A gestão de serviços em bibliotecas universitárias: proposta de modelo. Inf. Inf., Londrina, jul.dez.2006, v.11, n.2.

SOUZA, Jacqueline De; KANTORSKI, Luciane Prado; LUIS, Margarita Antonia Villar. ANÁLISE DOCUMENTAL E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE NA PESQUISA EM SAÚDE MENTAL. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 25, n. 2, p. 1-8, mai./ago. 2011.

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Ferreira Júnior, A. A., & Mota, A. P. C. (2020). Modelagem de Processos em Bibliotecas Universitárias: aplicações em serviços de atendimento. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 33(1), 67–93. https://doi.org/10.14295/biblos.v32i2.7957

Edição

Seção

Artigos